GRUPO DA BRITISH E DA IBERIA INTERESSADO NA LATAM AIRLINES

IAG Willie Walsh 900px

O IAG – International Airlines Group, no qual estão associadas as companhias britânica British Airways e a espanhola Iberia, reconheceram recentemente o seu interesse na LATAM Airlines, onde está integrada a companhia brasileira TAM Linhas Aéreas.

A notícia foi publicada neste sábado, dia 7 de novembro pelo jornal digital de turismo argentino Reportur.com.ar que em despacho do jornalista Julian Ferguson, de Londres, publicou que o interesse do IAG foi manifestado pelo conselheiro-delegado do grupo europeu, Willie Walsh (nossa foto), durante a conferência ‘Capital Markets Day’ que decorreu na passada sexta-feira, dia 6 de novembro.

Referindo-se aos irmãos Cueto, patrões do Grupo LATAM Airlines, Wash disse que “quando estiverem disponíveis e dispostos para se sentarem à mesa para negociar, teremos discussões construtivas”. No entanto, explicou que de momento, não tem “um claro desejo de trabalhar de forma mais próxima com a companhia aérea chilena [LAN]”.

O responsável pelo grupo que controla a British e a Iberia disse que vê margem para mais transações e está particularmente interessado num acordo que reduza a sua dependência com o hemisfério norte, onde o negócio se concentra no Verão. É por isso que a fusão com a LAN faz sentido: “Acreditamos que há mais oportunidades para a consolidação na indústria”, acrescentou, segundo revela o jornalista Julian Ferguson.

As duas companhias europeias, tal como a LAN e a TAM, integram a aliança Oneworld e têm registado algumas ‘joint-ventures’ no passado similares àquelas que a British tem hoje com a American Airlines, refere o ‘Reportur’.

A LATAM Airlines passa atualmente por uma situação financeira complicada, segundo alguns analistas do mercado financeiro na América Latina, e algumas firmas financeiras, nomeadamente a LarrainVidal, sugeriu que a American Airlines poderia estar interessada em adquirir as posições das famílias Amaro (TAM Linhas Aéreas) e Cueto (Grupo LAN). Esta hipótese tem sido negada pelo consórcio latino-americano de aviação, que ainda no dia de ontem anunciou um novo plano estratégico e diversas alterações na sua estrutura organizacional.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog