Pular para o conteúdo principal

BOEING DA GOL A SERVIÇO DA TRANSAVIA VIVEU MOMENTOS DRAMÁTICOS - COM VÍDEO

Ainda surgem novos vídeos e novas complicações resultantes da tempestade que assolou a Holanda no passado fim-de-semana e que produziu vídeos que agitaram as redes sociais como o do pouso B777 da KLM que o NewsAvia partilhou e que rapidamente se tornou viral com centenas de milhares de visualizações.
Agora chega às redes o vídeo da chegada tormentosa de um Boeing 737- 800, com o registo PH-GUA, ainda com as cores da GOL nos motores, que operava para a Transavia (companhia de baixo custo do grupo Air France-KLM) o voo HV5068, de Girona (Espanha) para Roterdão (Holanda). A filmagem mostra que os ocupantes passaram momentos bastante difíceis quando a tripulação recuperava de uma arremetida (nome porque se designa na gíria brasileira a interrupção de uma aterragem, e que em Portugal é designado por borrego), depois de uma tentativa de aproximação à pista 27 Aeroporto de Amsterdão/Schiphol, alternante de Roterdão, hipótese que já havia sido tentada, mas onde o pouso foi cancelado devido ao mau tempo.
A METAR na altura (podemos ouvir na gravação audio em baixo) estava indicando vento de 30o graus a 36 nós com rajadas de 50 nós.
A aeronave procedeu até 1.000 metros na aproximação à pista quando sofreu um windshear severo.
Ao mesmo tempo que a tripulação decretava o borrego/arremetida e indicava pouco combustível, na frequência consegue-se perceber um voz feminina a gritar “SPEED! SPEED! SPEED!”
Momentos depois foi pedida uma rota para fora da chuva intensa visto que a tripulação estava a ter dificuldades em controlar a aeronave.
A meio das comunicações, na frequência, ainda podemos ouvir a palavra ‘scary’, que significa ‘assustador’ em inglês.


Na gravação podemos claramente perceber que o windshare severo causou um cenário extremamente difícil para aquela tripulação que o controlou, colocando a aeronave eos  seus passageiros fora de perigo. A determinado momento a piloto foi alertada pela torre que a conversa que estavam a ter estava em canal aberto.


Depois de dominada a situação, a tripulação voltou a tentar a aterragem adotando uma aproximação mais rápida com menos flaps e tocando a cerca de 200 nós de velocidade, esta sim filmada.
Devido à velocidade que procederam à manobra, visto não terem hipótese de ir para nenhum aeroporto alternante (falta de combustível)  a tripulação ordenou aos passageiros que se colocassem em posição de emergência (brace position). Notícias lidas nalguns blogues de pilotos e outras pessoas que acompanham a aviação comercial na Holanda, o avião terá pousado com muito pouco combustível nos depósitos, pelo que o que era necessário e urgente nesse momento era alcançar terra firme. Tudo correu bem, felizmente.

A aeronave aterrou em segurança e sem mais incidentes. As autoridades e a companhia aérea abriram um inquérito ao incidente.

fonte/foto/NesAvia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA