Pular para o conteúdo principal

ANTIGO JATO DOS RED ARROWS CAI EM EXIBIÇÃO - PILOTO MORREU


Um avião a jato subsónico ‘Folland Gnat T!’, de matrícula britânica, que participava nesta tarde de sábado, 1 de agosto, numa demonstração de acrobacia aérea, em Cheshire, na Inglaterra, caiu sobre uma casa abandonada, depois de uma manobra baixa com outra aeronave do mesmo tipo. Morreu o piloto do aparelho, única vítima fatal do acidente, noticiou a BBC News, canal televisivo que patrocina o evento.
Chris Evans, apresentador do programa ‘Top Gear’ sobre motores e automóveis, apareceu ao princípio da tarde em lágrimas frente aos jornalistas a quem confirmou o acidente que foi seguido por muitas centenas de espectadores e a morte do piloto Kevin Wayman.
O apresentador, muito popular no Reino Unido, fundou e dirige desde há alguns anos o Festival ‘CarFest North’, que se realiza nesta época do ano em Oulton Park, Little Budworth, no Centro da Inglaterra, cujas receitas se destinam a um fundo de apoio a crianças com necessidades. Reúne carros clássicos, muita música (este ano as atrações são Primal Screan e Joss Stone) e pavilhões com especialidades gastronómicas. Também há exibições de acrobacia aérea.
Este ano registou-se a presença do trio de aviões ‘Folland Gnat’ que integram o ‘Gnats Display Team’ do ‘Heritage Aircraft Trust’ baseado em North Weald.
O triste acontecimento reduz para dois o número de aviões deste tipo ainda em actividade. O ‘Folland Gnat’ quando foi projectado por engenheiros britânicos era para ser um caça-bombardeiro ligeiro, o que nunca veio a acontecer. Voou pela primeira vez em 1955 e tornou-se no avião de treino da Royal Air Force (Força Aérea do Reino Unido) para pilotos que seguiam para os aparelhos a jato. Mais tarde foram utilizados pela esquadrilha ‘Red Arrows’, das mais destacadas a nível mundial. Por lá se mantiveram até 1979 quando foram substituídos pelos ‘Hawk T1’.
Link permanente da imagem incorporada
Trata-se de um modelo de avião com muita história ao nível da acrobacia aérea. Atualmente existem apenas duas unidades a voar, precisamente as que restam no ‘Heritage Aircraft Trust’, uma associação constituída por pilotos que tem por principal objectivo preservar velhos modelos de aviões, nomeadamente militares.

  • Nesta notícia integramos um vídeo que está disponível no canal Youtube e em diversas redes sociais, nomeadamente no Twitter onde estão visíveis dezenas de twetts e documentos sobre o acidente.
  • A foto do avião sinistrado com que abrimos esta notícia é da autoria do nosso colaborador André Garcez, um jovem fotógrafo português especializado em aviação, mas com um arquivo já bastante valioso.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA