Pular para o conteúdo principal

MONOMOTOR FAZ POUSO FORÇADO EM PARECI NOVO, RIO GRANDE DO SUL

Avião perde hélice e faz pouso em potreiro



Um avião experimental fez um pouso de emergência em Pareci Novo no final da manhã do último sábado, 9 de maio. A aeronave, de prefixo PP-XGQ, tinha decolado do aeródromo municipal de Montenegro por volta de 10 horas e sobrevoado a cidade de São Sebastião do Caí. No retorno teria ocorrido um problema mecânico e o piloto foi obrigado a realizar a aterrissagem forçada numa área descampada, num potreiro da margem do rio Caí, na localidade de Porto Maratá, próximo do campo e da Sociedade São Pedro.

Moradores de Pareci Novo e região notaram que o avião estava voando com um barulho estranho e bastante baixo, aparentando estar com o motor falhando. Como desapareceu atrás do chamado Morro da Pedreira, houve a preocupação de que pudesse ter caído no mato. Por sorte, o piloto Gustavo Scussel mostrou muita perícia e conseguiu fazer o pouso usando uma trilha no meio do potreiro. Graças à habilidade do piloto, o pequeno avião não virou, já que o local tem muitas ondulações. Ele não sofreu ferimentos. Foi constatado que o avião estava sem hélice, o que pode ter forçado a aterrissagem emergencial. A Brigada Militar esteve no local.

Moradores do Pareci estranharam o fato inusitado de um avião, mesmo pequeno, ter pousado na cidade. “Nunca tinha acontecido algo parecido”, declarou, surpreso, Carlos Fernando Kerber, que há seis anos arrendou as terras onde ocorreu o pouso forçado.

O presidente do Aeroclube de Montenegro, Carlos Eduardo Müller, o “Kadu”, que também é secretário municipal de indústria e comércio, explicou que se trata de um avião experimental e o proprietário da aeronave possui hangar junto ao aeródromo municipal, de onde decolou. No retorno, a turbulência causada pela falha no motor teria feito ele perder a hélice. “Teve que tomar uma decisão muito rápida. Teve a sorte de encontrar um local para pousar e muita habilidade”, destaca Kadu.

A reportagem chegou a conseguir contato com o piloto, mas ele preferiu não falar. Para levar o avião de voltar para o hangar em Montenegro, foram retiradas as suas asas e ele foi transportado de guincho no último domingo, fato que também chamou muito a atenção ao passar por ruas do centro da cidade.

fonte/foto/FatoNovo

dados da aeronave via RAB

MATRÍCULA: PPXGQ
 
 
Proprietário:
GUSTAVO LUIZ SCUSSEL
CPF/CGC:

Operador:
GUSTAVO LUIZ SCUSSEL
CPF/CGC:

 
Fabricante:
Z
Modelo:
AC-12
Número de Série:
GLS-001/99
Tipo ICAO :
ZZZZ
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
760 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
001


Categoria de Registro:
PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA):
60203
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
131205


Data de Validade do CA:

Data de Validade da IAM:
ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 13/05/2015 07:14:16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA