DOIS AVIÕES DA FORÇA AÉREA DA INDONÉSIA CAEM NA MALÁSIA APÓS COLISÃO NO AR

Jupiter Safe_ejected_pilotsA 15mar2015

Dois aviões da patrulha acrobática Jupiter da Força Aérea da Indonésia caíram hoje na Malásia, depois de uma colisão no ar, enquanto treinavam para o festival de acrobacia aérea que iria decorrer integrado no ‘Langkawi Internacional Maritime and Aerospace’ (LIMA 2015), um evento dedicado à defesa, nomeadamente à Aviação Militar.

Jupiter Safe_ejected_pilots 15mar2015
Este tweet mostra os dois pilotos de um dos aviões indonésios que colidiram em voo, após terem sido encontrados por populares, aguardando a chegada dos socorristas.

Segundo as agências internacionais e a imprensa da Malásia, os dois aviões – monomotores turbo-hélice KAI KT-1B Woongbi, de dois lugares, e de fabrico sul-coreano – integravam uma esquadrilha de seis aeronaves que voavam em manobras de treino. Numa das passagens com cruzamento, uma imprevista falha levou à colisão dos aparelhos que descontrolaram e caíram em dois lugares distintos e afastados. Um estatelou-se no perímetro do Aeroporto Internacional de Langkawi, a ilha principal do arquipélago do mesmo nome, e outro numa zona florestal, afastada do aeroporto.

Oliver Santa- Indonesia Crash
Oliver Santa- Indonesia Crash 2

Os quatro pilotos (dois em cada avião) conseguiram se ejetar e foram recolhidos por equipas de socorristas. Há notícia de que a queda descontrolada dos aviões, que explodiram em contacto com o solo, provocaram incêndios em duas casas de habitação, mas não há vítimas a lamentar.

O ministro da Defesa da Malásia, Hishammuddin Hussein, comunicou através da sua conta de Twitter que os quatro pilotos estavam bem e que já os tinha visitado no hospital, onde estavam em observação.

O LIMA 2015 tem na sua programação a apresentação de cinco equipas de acrobacias aéreas de países da zona ASEAN. A feira aeronáutica, que se realiza de dois em dois anos, é considerada uma das mais importantes no sector de equipamentos militares e de defesa na área da Ásia-Pacífico.

O acidente ocorreu cerca das 14h00 locais (06h00 UTC) deste domingo, dia 15 de Março, e verificou-se poucas horas antes do início do Festival de Acrobacia Aérea e da chegada dos ministros da Defesa dos países da ASEAN, que estarão dois dias em Langkawi, numa cimeira ministerial.

Fontes ligadas à organização do LIMA 2015 admitem que o programa pode sofrer atrasos, mas que devido ao facto de não se terem registado desastres pessoais, irão prosseguir as apresentações das equipas acrobáticas, com exclusão da Patrulha Jupiter da Força Aérea Indonésia, desfalcada de duas unidades, e cujos pilotos estão muito abalados pelo acidente.


fonte/NewsAvia/foto/Oliver Santa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog