ROUBO DE AVIÃO DE CANDIDATA MOVIMENTA CÚPULA DE SEGURANÇA EM MATO GROSSO

Policiais da fronteira estão mobilizados para localização de pilotos e avião roubado em Pontes e Lacerda
Os dois pilotos do avião modelo King Air, prefixo ATY, também foram levados juntos.
 Policiais da fronteira estão mobilizados para localização de pilotos e avião roubado em Pontes e Lacerda
 
A Polícia Judiciária Civil e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão mobilizados na localização do aeronave da candidata ao governo do Estado, Janete Riva,  roubada no início da tarde de sábado (20.01), no aeroporto do município de Pontes e Lacerda. Os dois pilotos do avião modelo King Air, prefixo ATY, também foram levados juntos.
 
O delegado regional de Pontes e Lacerda, José Emílio Gadioli, informou que a Polícia Civil manteve contato com a Polícia Boliviana, ainda no sábado, já que o destino provável da aeronave seria o país vizinho, e para uso do narcotráfico. "Temos contato direto com a polícia boliviana e enviamos uma equipe para lá. Esperamos o retorno dessa equipe com mais informações", disse o delegado.
 
Conforme a Polícia Civil apurou, não houve testemunhas da ação dos bandidos durante o roubo do avião e sequestro dos pilotos, uma vez que o aeroporto fica distante da zona urbana da cidade de Pontes e Lacerda. Segundo ainda os policiais, a autonomia de combustível do avião daria para chegar até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde teria ponto de abastecimento.
 
A Polícia Civil espera que os dois pilotos possam manter contato nas próximas horas ou dias, uma vez que o objeto de interesse da quadrilha seria o avião.
- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/policiais-da-fronteira-estao-mobilizados-para-localizacao-de-pilotos-e-aviao-roubado-em-pontes-e-lacerda.html#sthash.4KQL4mJt.dpuf
P
 
A cúpula da Segurança Pública de Mato Grosso está mobilizada na tentativa de localizar os 2 pilotos que foram sequestrados juntamente com o avião da candidata ao governo do Estado Janete Riva (PSD), roubado por volta das 11h30 deste sábado (20) em Pontes e Lacerda (448 Km a oeste de Cuiabá). Equipes do Grupo Especial de Fronteira foram deslocados para a Bolívia a fim de tentar encontrar pista do avião e dos pilotos. A Polícia Civil também investiga o caso e a Polícia Federal (PF) também foi informada do roubo a aeronave e sequestro dos pilotos.

De acordo com a dona do avião, 14 minutos antes de constatar o sumiço a aeronave do Aeroporto Municipal de Pontes e Lacerda, sua equipe chegou a contatar o piloto Evandro por telefone. Quando chegaram ao local para embarcar rumo ao município de Vila Bela da Santíssima Trindade, não encontraram o avião. Os celulares do piloto Evandro Rodrigues de Abreu e do co-piloto Rodrigo Frais Agnelli tinham sido desligados o que fez surgir a hipótese de sequestro. Existem suspeita de que 2 caminhonetes, uma prata e outra preta deram suporte aos criminosos que roubaram o avião.

Um segundo avião também usado na campanha de Janete havia decolado do mesmo aeroporto 15 minutos antes levando assessores da campanha. O piloto relatou que ao chegar em Vila Bela ouviu barulho de uma aeronave voando em direção à Bolívia. Ele disse que pelo barulho do motor seria o avião de Janete pilotado por Evandro. Após o sumiço, houve a tentativa de localizar o avião por meio do localizador, contudo o equipamento estava desligado, bem como os celulares dos pilotos. Não houve qualquer contato dos supostos sequestradores com familiares dos pilotos.

Janete disse em coletiva neste domingo que o avião tinha bastante combustível, suficiente para chegar até a Colômbia. Por este motivo, foi solicitado ao Grefron para expandir a área de buscas também àquele país. O governador Silval Barbosa (PMDB) foi acionado para fazer contato com autoridades bolivianas, pois a suspeita principal é que o avião tenha sido levado para o país vizinho, rota do tráfico internacional de drogas. Na maioria dos casos de sequestro de pilotos, os criminosos libertam as vítimas em pouco tempo, numa média de 3 dias.

Fora dos padrões
Há 2 anos e 8 meses não ocorria qualquer roubo de avião no aeroporto de Pontes e Lacerda. A aeronave modelo King Air C90GTI, prefixo PR-ATY, quase não é usada por traficantes, segundo a própria Janete Riva disse em coletiva, com base em levantamento de informações policiais. Também não tem na história qualquer registro de roubo de uma aeronave do modelo em questão na região. “Mas acreditamos que o alvo fosse realmente a aeronave”, disse Janete que não soube dizer o valor do avião e arriscou um palpite entre R$ 1.5 milhão a R$ 2 milhões.

fonte/GazetaDigital

Dados da aeronave via RAB

MATRÍCULA: PRATY
 
 
Proprietário:
BERF PARTICIPACOES S.A
CPF/CGC:

Operador:
BERF PARTICIPACOES S.A
CPF/CGC:

 
Fabricante:
HAWKER BEECHCRAFT
Modelo:
C90GT
Número de Série:
LJ-1759
Tipo ICAO :
BE9L
Tipo de Habilitação para Pilotos:
BE90
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES TURBOHELICE
Peso Máximo de Decolagem:
4581 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
007


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
19176
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
030511


Data de Validade do CA:
04/08/16
Data de Validade da IAM:
180515
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 22/09/2014 07:27:59

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog