CHAMADO DE 'SUCATA" POR FORTUNATI, AVIÃO DA ROTA PORTO ALEGRE-MIAMI VIRA ALVO DE RECLAMAÇÕES DE USÁRIOS



E o que diz a American Airlines.......?????


Chamado de "sucata" por Fortunati, avião da rota Porto Alegre-Miami vira alvo de reclamações de usuários vagner benites/zero hora
Boeing 767 da companhia aérea americana não tem monitores individuais nos assentos, apontam usuários Foto: vagner benites / zero hora
 
Depois das declarações polêmicas do prefieto José Fortunati, que chamou o avião da American Airlines da linha Porto Alegre-Miami de "sucata" e criticou o tratamento que a empresa americana dá à Capital, outros passageiros da linha aérea aproveitaram para reclamar. 

As queixas dão conta principalmente da falta de conforto e de entretenimento na longa viagem e reacenderam a discussão em torno da pista do aeroporto Salgado Filho. 

A polêmica expõe duas situações. A primeira é que Porto Alegre não faz parte das principais rotas do mundo e, por isso, não é a primeira a receber aviões mais modernos e confortáveis. A segunda são as limitações impostas pelo tamanho pista do Salgado Filho, que espera por ampliação há anos e impede a operação de aeronaves maiores e mais bem equipadas utilizadas em voos de longa distância, como o Boeing 777.
– Com certeza, a American Airlines utiliza em Porto Alegre uma aeronave que estava disponível em sua frota. É algo que qualquer empresa aérea do mundo faria, um jogo de decisões – explica o especialista em transporte aéreo Respicio Espirito Santo Junior, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

As principais reclamações dos usuários são relacionadas a falta de monitores individuais, assentos reclináveis, muito barulho e suposta falta de segurança. Em resposta a oito perguntas específicas sobre esses pontos encaminhadas por ZH, a empresa apenas garante que "segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente as regulamentações das autoridades aeronáuticas". O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav-RS), Danilo Martins, aponta que nos Boeing 767 da empresa americana há poucas opções de lazer, mas ressalta que se o avião não oferece conforto, também não oferece risco.
– Não é uma sucata. Podia ser um avião melhor, não é de primeira linha – diz Martins. 

Conforme o ex-piloto Cláudio Candiota, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, a manutenção de grandes empresas como a American Airlines é prioridade:
– Não há problema de segurança, os aviões são todos informatizados e avisam caso qualquer coisa aconteça. 

No voo diário entre Porto Alegre e Miami, a American Airlines utiliza o Boeing 767-300ER. Na frota, há 58 aeronaves desse tipo, que realizam também voos para Milão e Paris, conforme comunicado da companhia. A empresa informa ainda que começará neste trimestre a modernização das aeronaves, "que passarão a contar com telas individuais de entretenimento de bordo na classe econômica, além de poltronas que reclinam como uma cama na classe executiva". 

O Boeing 777, mais moderno, é bastante utilizado em voos no mundo inteiro. Em Porto Alegre, porém, não pode ser utilizado: o tamanho mínimo de pista que o modelo precisa para operar é de 2,5 quilômetros. Atualmente, a pista do Salgado Filho tem 2,1 quilômetros _ a previsão é de que alcance 3,2 quilômetros depois das obras de ampliação, que ficaram para o fim de 2016. A extensão seria o suficiente para receber o 777 e outras aeronaves maiores e mais modernas, explica Candiota:
– O 777 é mais espaçoso, mais silencioso, mais moderno. Os assentos têm televisão e maior espaço entre eles. Na minha percepção, é o nosso velho problema da pista. 

Repercussões negativas se acenturaram após crítica do prefeito
"São aparelhos velhos, os bancos não reclinam e são duros."
Carla Schmitz
"Infelizmente, o avião que a American Airlines colocou para fazer o voo Porto Alegre-Miami é uma sucata. Ao sair de Miami, a manutenção teve que reparar uma roda e o pneu da aeronave. Antes de decolar, o avião apresentou um problema na asa direita."
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre
"O avião, de fato, sequer tem sistema de entretenimento compatível com uma viagem internacional."
Renata Cristina Kredens

fonte/foto/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog