O
prédio-hangar da Transbrasil no JK: operação 24h de aviões e tráfego de
caminhões-tanque a poucos metros das futuras instalações de 1.200
funcionários: perigo constante para os servidores e passageiros
Um assalto aos cofres públicos. A despeito da revelação da Coluna (VEJA ABAIXO)
de que a Infraero, mesmo enfraquecida de receita, vai deixar sede
própria para alugar por R$ 528 mil por mês o prédio da Transbrasil no
Aeroporto JK, os diretores avançam tratativas com a Inframérica, o
consórcio que administra o terminal em Brasília.
Os diretores da
estatal esnobam documento da própria empresa que alerta para perigo de
instalar funcionários em área de abastecimento de aeronaves. Trata-se do
pátio onde há embarque remoto. Os aviões ficam na frente do hangar da
Transbrasil, a poucos metros onde a Infraero quer instalar 1.200
funcionários ano que vem.
Além de abusar da verba pública com
aluguel desnecessário, a Infraero desdenha do relatório de
especialistas: há muro lateral de telhas em alumínio, rachadas, que
podem se soltar em pátio onde aviões abastecem. E há grande trânsito de
caminhão-tanque na área, mesmo com aviões sem passageiros, num pátio
onde os servidores poderão se locomover.
A proposta de locação do hangar da Transbrasil, documento que pelos detalhes torna-se um pré-acordo entre Infraero e Inframérica
Com sede própria, Infraero quer alugar novo prédio por R$ 500 mil
Mal
a presidente Dilma concedeu o quinto grande aeroporto e a Infraero –
que perde espaço e poder – está prestes a provocar turbulência nas
contas do governo.
A estatal pretende abandonar sua sede em
edifício próprio no Setor Comercial Sul de Brasília, isenta de custos,
por um prédio da falida Transbrasil no Aeroporto JK, pelo qual pagará R$
528 mil por mês.
O pré-acordo entre os diretores Clóvis Dáttoli,
da Infraero, e Antonio Droghetti, da concessionária Inframérica, em mãos
da Coluna, flagra o descalabro. E as duas assessorias confirmam as
tratativas. A Inframérica é o consórcio do grupo argentino que hoje
administra o terminal de Brasília.
A diretoria da Infraero
continuará a ocupar a antiga sede da Anac, cedida pelo governo. E do
outro lado da avenida, perto do Terminal 2 do JK, pretende acomodar
1.200 funcionários na nova sede.
O prédio da Transbrasil, dentro
do JK, passará por reformas. Os custos adicionais de obra incluem compra
de gerador e instalações de comunicação, entre outras milionárias.
A Infraero informa que só aluga quando forem ‘atendidas todas as condições de segurança, conforto e acessibilidade’.
Atualmente,
a Infraero paga R$ 293,7 mil de alugueis de outros quatro edifícios no
Plano Piloto em Brasília, que serão desocupados tão logo feche contrato
com a Inframérica.
fonte/foto/Terra/Blog Coluna esplanada
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