A ACROBACIA AÉREA DE PYTOR NESTEROV
Selo postal memorial dedicado a Pyotr Nesterov
© ru.wikipedia.org
Nesse tempo, os pilotos, de acordo com as
instruções recebidas, evitavam fazer inclinações perigosas e voavam de
forma extremamente plana, "como um prato". Nesterov preferia a
experimentação ousada e violava repetidamente as regras estabelecidas. O
lendário aviador afirmava que estava aprendendo a arte do voo imitando
os pássaros. De resto, nessa altura muitos consideravam os truques
aéreos de Nesterov como uma bravata. A sua experiência foi útil mais
tarde nos combates reais das duas guerras mundiais. Os recordes e os
feitos dos pioneiros da aviação continuam a ter uma grande importância,
afirma Roman Gusarov, editor do portal informativo Avia.ru:
"Os
aviadores testavam os limites das suas capacidades e os das suas
aeronaves. Eles desbravavam o desconhecido. Até Nesterov, ninguém sabia
se era sequer possível executar essa figura de acrobacia aérea. Tendo
corrido esse risco, considerado à época como uma loucura, ele provou que
isso era possível. Além disso, Nesterov provou que a execução de
figuras de acrobacia aérea não depende apenas do material, mas também do
próprio piloto."
Nesterov executou o seu loop vertical
com um biplano de madeira sobre o aeródromo de Kiev. Nesse dia, o jornal
Kievlyanin escrevia: "Ao atingir uma altitude de 1.000 metros, o
aviador desligou o motor e iniciou a queda. Na altitude de 600 metros
ele ligou o motor, endireitou o aparelho e obrigou-o a subir
abruptamente. O aeroplano deu uma volta no plano vertical... O piloto
ficou de cabeça para baixo... O público suspirou ansioso..." Passados
oito dias, Nesterov descreveu o desenho da execução do loop a pedido do
correspondente do jornal parisiense Le Matin. Muito pouco tempo depois,
esse feito foi repetido pelo piloto de testes Adolphe Pégoud da
companhia Blériot. É ele que é considerado no Ocidente como o pai dessa
figura da acrobacia aérea. Contudo, o próprio Pégoud não apoiou os
apoiantes da sua "precedência", especificando que ele tinha realmente
"desenhado" no céu um S alongado. Isso ainda não era um loop vertical,
explica o piloto de testes e Herói da Rússia Magomed Tolboev.
"Existe
o conceito do loop oblíquo a 45 ou a 30 graus... No fim, ele poderá
passar para uma viragem no plano horizontal. O loop vertical foi feito
pelo nosso compatriota e o fundador da acrobacia aérea Nesterov. Isso é
um fato incontestável. Os combates aéreos passar a se desenvolver de uma
forma completamente diferente. Antes os combates decorriam na
horizontal e com viragens. Nada para além disso. Nem para cima, nem para
baixo. Vencia o primeiro a se aproximar, quem tivesse mais velocidade.
Nesterov ensinou precisamente a manobrar no ar e a apanhar o inimigo
através da manobra."
Mais tarde, Nesterov esteve
testando decolagens e aterrissagens noturnas. Desenhou também uma
modificação da empenagem de aeroplano com a forma da "cauda de
andorinha". Ele queria mesmo passar à reserva para se dedicar totalmente
ao desenho e projetos de aviões. Mas entretanto começou a Primeira
Guerra Mundial. Nesterov passou a chefiar o destacamento de aviação
responsável pelo reconhecimento aéreo na Frente Sudoeste. As suas
ousadas incursões enfureciam os austríacos. Pela cabeça do staff-captain
Nesterov era oferecida uma grande recompensa. Nesterov morreu na
sequência de um combate aéreo em que abalroou deliberadamente um avião
inimigo. O cavaleiro da Legião de Honra Adolphe Pégoud também morreu em
combate aéreo na Primeira Guerra Mundial. Por ironia do destino, ele foi
abatido por um piloto alemão que por ele tinha sido ensinado a pilotar
um aeroplano. Ainda antes do início da guerra, em maio de 1914, Pégoud
esteve na Rússia. No seu voo de exibição sobre o aeródromo de Moscou, o
"rei do ar" francês apresentou uma série de figuras surpreendentes,
entre as quais o famoso "loop vertical". Pégoud nessa ocasião se tornou
amigo de Nesterov, eles participaram juntos em palestras no Instituto
Politécnico de Moscou, onde ele reconheceu a precedência do aviador
russo.
fonte/VozDaRussia
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