CONHEÇA A INCRÍVEL HISTÓRIA DAS "BRUXAS DA NOITE" DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


Nunca havia ouvido falar das “Bruxas da Noite até descobrir que Nadezhda Popova morreu no início desse mês. Depois de pesquisar sobre elas, fiquei impressionado. As Bruxas da Noite eram um esquadrão de elite soviético formado apenas por mulheres, que pilotavam antigos biplanos bombardeiros e chutaram a bunda de muitos nazistas. Você precisa conhecer essa história.
Popova morreu aos 91 anos. Ela era uma veterana de 852 missões de bombardeio. Isso é mais ou menos o número de almoços que você come ao longo de dois anos, só para ter uma base de comparação. Juntas, as Bruxas da Noite voaram em mais de 30.000 missões, e lançaram mais de 23.000 toneladas de bombas nos invasores alemães da União Soviética, com cada avião lançando uma ou duas bombas, no máximo.

O esquadrão foi formado em outubro de 1941 pelo próprio Stalin, quando os soviéticos precisavam desesperadamente de mais pilotos. Os aviões usados por elas não eram a última palavra em aeronaves de combate, e sim velhos biplanos PO-2 adaptados para o front. Eram aviões feitos de madeira, tecido e papel, e eram tão lentos sua velocidade de cruzeiro era a mesma de stol da maioria dos aviões alemães que elas combatiam.

Eles eram frágeis e lentos, mas esta lentidão os tornou duros de derrubar, e eles também eram incrívelmente manobráveis. Uma missão típica enviava um trio de aviões, cada um tripulado por duas “Bruxas”. Dois aviões agiam como chamarizes para os holofotes e desviavam do fogo aéreo com acrobacias, enquanto o terceiro avião se aproximava e lançava seu par de bombas. Os aviões trocavam a posição até que todas as bombas fossem lançadas. 

Os pilotos alemães tiveram tanto trabalho para abater as Bruxas que eles criaram todos os tipos de superstição e boatos sobre elas. O mais notável é o nome “Bruxas da Noite” (Nachthexen), que os alemães criaram inspirados pelo som produzido pelos frágeis aviões das soviéticas, que lembrava o som de bruxas em suas vassouras voadoras. Este som era mais notável (e imaginável) porque as Bruxas geralmente usavam o motor em marcha lenta e planavam até seus alvos.

Também havia boatos de que as Bruxas recebiam injeções especiais para que ganhassem uma “visão noturna perfeita como a dos felinos”, o que era obviamente, uma besteira inventada por nazistas medrosos.

Popova foi altamente condecorada e depois da guerra tornou-se instrutora de voo, e acabou se casando com um colega piloto que ela conheceu quando foi abatida em uma missão. Em uma entrevista de 2010, Popova disse:
“Ainda consigo me imaginar como uma jovem garota lá em cima, no meu pequeno bombardeiro. E me pergunto: ‘Nadia, como você fez isso?’”

fonte/NYTimes/Wikipédia/FlyandDrive

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog