AVIÃO DE EVO MARALES FAZ ESCALA NO CEARÁ, SNOWDEN SEGUE EM MOSCOU


Presidente boliviano é visto fora do avião presidencial em Fortaleza  Foto: Reuters
Presidente boliviano é visto fora do avião presidencial em Fortaleza
 
O avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, fez escala para reabastecer no início da noite desta quarta-feira no aeroporto internacional de Fortaleza, no Ceará. A parada foi rápida e, antes das 20h, a aeronave já tinha decolado ruma a La Paz.

Na quarta-feira, a Bolívia acusou os Estados Unidos de tentarem sequestrar seu presidente, cujo avião foi impedido de sobrevoar alguns países europeus devido à suspeita de que pudesse estar transportando Edward Snowden, responsável por denunciar programas secretos de espionagem do governo americano ,quando voltava da Rússia.

O avião de Morales foi impedido de sobrevoar a França e Portugal, e acabou fazendo uma escala em Viena, onde autoridades locais declararam que Snowden não estava a bordo. O governo boliviano disse que o incidente representou uma agressão e uma violação do direito internacional.
Snowden supostamente permanece no setor de trânsito de um aeroporto de Moscou, aonde chegou no final de junho. Os Estados Unidos pressionam a Rússia e outros países a entregá-lo para que responda judicialmente por ter revelado segredos nacionais, aos quais teve acesso como prestador de serviços na Agência de Segurança Nacional.

A Casa Branca não quis comentar as reclamações da Bolívia.

fonte/Terra/foto/Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog