PRIMEIRO AVIÃO DE QUATRO MOTORES NO MUNDO FAZ 100 ANOS
Na altura, muitos construtores europeus estavam tentando
construir grandes aeroplanos multi-lugares. Suas experiências mal
sucedidas deram origem a um preconceito, apoiado por cálculos de
estudiosos veneráveis. Por exemplo, o engenheiro britânico Frederick
William Lanchester publicou todo um estudo, no qual parece provar que os
aviões já atingiram os limites de tamanho.
O relato do sucesso do construtor russo Igor Sikorsky de 24 anos teve o efeito de uma bomba explodindo. Seu Russky Vityaz era 4 vezes mais pesado, diz o autor de livros sobre Igor Sikorsky, doutor Vadim Mikheev:
“O Russky Vityaz
é um evento marcante na história da aviação. Antes dele ninguém
acreditava que era possível construir um avião assim. A principal
realização de Sikorsky é que ele é o inventor do sistema multi-motor e
ele realmente criou um avião multi-motor. Isto é comparável, se não ao
primeiro voo no espaço, então, certamente com um voo de Buran ou do Shuttle. Aproximadamente desse nível.”
Em novembro do mesmo ano de 1913, Sikorsky, tendo aperfeiçoado o esquema, construiu o avião Ilia Muromets.
Ele foi colocado em produção em série. Passado um ano, de tais máquinas
criaram o “Esquadrão de aeronaves” russo. Esta unidade foi o primeiro
esquadrão de bombardeiros estratégicos na história do mundo.
Em
1918, Igor Sikorsky, que foi incluído pelo novo governo na lista negra
de monarquistas, foi forçado a deixar sua amada terra natal. Nos Estados
Unidos, ele fundou uma empresa sobre seu próprio nome. Ele construía
aviões anfíbios. E mais tarde, levantou ao ar o primeiro helicóptero
monohélice do mundo.
Seu Russky Vityaz nos tempos soviéticos tinha uma missão especial, diz o editor-chefe do portal avia.ru Roman Gusarov:
“Durante
muitos anos ele voou em paradas durante feriados nacionais com
bandeiras. Cidadãos do país viam o poder da União Soviética e as suas
realizações. É muito lamentável que Igor Sikorsky deixou a Rússia e se
mudou para os Estados Unidos. Mas para nós ele não é menos caro. Os
aviadores russos consideram Igor Sikorsky nosso compatriota e nosso
construtor de aviões russo. Outros construtores de aviões pegaram sua
bandeira. Principalmente Tupolev.”
Hoje, a aviação
estratégica russa, cujo protótipo foi o “Esquadrão de aeronaves” de Igor
Sikorsky, é uma das melhores do mundo. E o seu Russky Vityaz é considerado o avô da aviação civil.
fonte/VozDaRussia/foto/Ria
Comentários