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TARSO CRIA COMITÊ PARA AVALIAR PROJETO DE NOVO AEROPORTO EM PORTO ALEGRE


Tarso cria comitê para avaliar projeto de novo aeroporto em Porto Alegre Rodrigo W. Blum/Divulgação
Maquete do aeroporto 20 de Setembro Foto: Rodrigo W. Blum / Divulgação

Idealizado por empresários, políticos e profissionais da área da aviação, o projeto do aeroporto 20 de Setembro foi apresentado ontem ao governo do Estado. A proposta é construir um novo terminal entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, mantendo em operação o Salgado Filho, na Capital.

Ogovernador Tarso Genro recebeu nesta sexta-feira o projeto elaborado pelo Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro. Em seguida, anunciou a criação de um comitê, formado por integrantes de diferentes secretarias, que irão realizar um estudo técnico.

Na próxima segunda-feira, em reunião com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, Tarso iniciará as tratativas com o governo federal para a viabilização econômica do empreendimento. Em seguida, os dois deverão sobrevoar a área de 25 mil metros quadrados na região metropolitana da Capital.
– A partir daí, vou conversar com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) e articular com a presidente Dilma, pois será ela quem irá tomar a decisão final. Será um processo político e institucional, que tem de ter base técnica – disse Tarso.

O comitê será presidido pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, e terá na diretoria executiva Roberto de Carvalho Netto, do Departamento Aeroportuário do Estado.
– Já temos tratativas com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação deste empreendimento – disse Caleb.

O presidente do Comitê Pró-Aeroporto, Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, sugere que o 20 de Setembro opere de forma simultânea ao Salgado Filho. Segundo Aquino, a coexistência dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, inspira o modelo a ser seguido no Estado.

Conforme estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers, um novo terminal na Região Metropolitana só seria viável economicamente se não dividisse nem cargas, nem passageiros com o Salgado Filho. Ontem, porém, Tarso classificou como uma "bobagem" a hipótese de fechamento do atual aeroporto da Capital.

Para os idealizadores do projeto, a construção do 20 de Setembro é a solução mais lógica para os problemas enfrentados pelo Salgado Filho. Cálculos da Agenda 2020 indicam que a limitação da pista gera perdas de R$ 3 bilhões ao ano em negócios para o Estado.

Conforme o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que participou do encontro no Piratini, a ampliação da pista do Salgado Filho em apenas um quilômetro consumiria cerca de R$ 700 milhões. Assim, acrescenta, em vez de ampliar o atual terminal, a melhor decisão seria investir esse valor no novo aeroporto. O Comitê Pró-Aeroporto, no entanto, não tem previsão do investimento para a construção do aeroporto.

O 20 de Setembro
O projeto prevê ocupar área em Nova Santa Rita e Portão:

O complexo está previsto para ser construído em um terreno de 25 mil metros quadrados.
Inicialmente, o aeroporto contará com duas pistas, de 3,2 mil metros e 2,7 mil metros, separadas por 1.050 metros. Dessa forma, poderá operar com pousos e decolagens simultâneos.
A distância do aeroporto ao Centro de Porto Alegre será de 25 quilômetros.


fonte/ZeroHora

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