TARSO CRIA COMITÊ PARA AVALIAR PROJETO DE NOVO AEROPORTO EM PORTO ALEGRE
Maquete do aeroporto 20 de Setembro
Foto:
Rodrigo W. Blum / Divulgação
Idealizado por empresários, políticos e profissionais da área da
aviação, o projeto do aeroporto 20 de Setembro foi apresentado ontem ao
governo do Estado. A proposta é construir um novo terminal entre os
municípios de Nova Santa Rita e Portão, mantendo em operação o Salgado
Filho, na Capital.
Ogovernador Tarso Genro recebeu nesta sexta-feira o projeto elaborado
pelo Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro. Em seguida,
anunciou a criação de um comitê, formado por integrantes de diferentes
secretarias, que irão realizar um estudo técnico.
Na próxima segunda-feira, em reunião com o ministro-chefe da
Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, Tarso iniciará as
tratativas com o governo federal para a viabilização econômica do
empreendimento. Em seguida, os dois deverão sobrevoar a área de 25 mil
metros quadrados na região metropolitana da Capital.
– A partir daí, vou conversar com a ministra Miriam Belchior
(Planejamento) e articular com a presidente Dilma, pois será ela quem
irá tomar a decisão final. Será um processo político e institucional,
que tem de ter base técnica – disse Tarso.
O comitê será presidido pelo secretário de Infraestrutura e
Logística, Caleb de Oliveira, e terá na diretoria executiva Roberto de
Carvalho Netto, do Departamento Aeroportuário do Estado.
– Já temos tratativas com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação deste empreendimento – disse Caleb.
O presidente do Comitê Pró-Aeroporto, Marcelo Fernandes de Aquino,
reitor da Unisinos, sugere que o 20 de Setembro opere de forma
simultânea ao Salgado Filho. Segundo Aquino, a coexistência dos
aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, inspira o modelo a
ser seguido no Estado.
Conforme estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers, um novo
terminal na Região Metropolitana só seria viável economicamente se não
dividisse nem cargas, nem passageiros com o Salgado Filho. Ontem, porém,
Tarso classificou como uma "bobagem" a hipótese de fechamento do atual
aeroporto da Capital.
Para os idealizadores do projeto, a construção do 20 de Setembro é a
solução mais lógica para os problemas enfrentados pelo Salgado Filho.
Cálculos da Agenda 2020 indicam que a limitação da pista gera perdas de
R$ 3 bilhões ao ano em negócios para o Estado.
Conforme o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que participou do
encontro no Piratini, a ampliação da pista do Salgado Filho em apenas
um quilômetro consumiria cerca de R$ 700 milhões. Assim, acrescenta, em
vez de ampliar o atual terminal, a melhor decisão seria investir esse
valor no novo aeroporto. O Comitê Pró-Aeroporto, no entanto, não tem
previsão do investimento para a construção do aeroporto.
O projeto prevê ocupar área em Nova Santa Rita e Portão:
O complexo está previsto para ser construído em um terreno de 25 mil metros quadrados.
Inicialmente, o aeroporto contará com duas pistas, de 3,2 mil metros e 2,7 mil metros, separadas por 1.050 metros. Dessa forma, poderá operar com pousos e decolagens simultâneos.
A distância do aeroporto ao Centro de Porto Alegre será de 25 quilômetros.
fonte/ZeroHora
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