Pular para o conteúdo principal

TAQUARY FOI O PRIMEIRO AVIÃO A DESCER NO ACRE NA DÉCADA DE 30

Map locator of Brazil's Acre state
 (Photo credit: Wikipedia)


Você sabia que o primeiro avião a descer no Acre foi o Taquary, na verdade, um hidroavião? Ele aquatissou nas águas do rio Acre, no estirão do Bagé, na área onde está situado hoje o bairro Taquari, no dia 5 de maio de 1936. 

Naquela época, era interventor no Acre o paulista Manoel Martiniano Prado. O Acre estava em crise e, esquecido pelo poder central, via com esperança um homem de idéias modernas. 

“Quando Martiniano proclamou que o Acre deveria entrar para a modernidade nas asas dos aviões, todo mundo acreditou ou pelo menos pareceu acreditar”, afirma o historiador Marcos Vinícius.

No ano anterior à chegada do primeiro avião, o interventor conclamou a população para construir “nosso primeiro campo de aviação”, exatamente em 1º de maio de 1935. 

Segundo Marcos Vinícius aconteceu uma grande festa. “Enquanto os homens carregavam as ferramentas, as mulheres e as crianças levavam cestos com comidas e bebidas gostosas. A presença da Banda de Música Força Policial do Território do Acre fazia com que o clima fosse de festa”.

Cada família ganhou um lote de terra de 20mX20m para desmatar, destocar aterrar e aplainar. Claro, o campo não ficou pronto nesse primeiro dia e o interventor estabeleceu que as famílias ficariam responsáveis pela conclusão do trabalho em seus lotes, sendo o resultado divulgado semanalmente pelo jornal oficial O Acre.

Mais tarde, a força policial assumiria o trabalho, mas mesmo assim o campo demorou tanto a ficar pronto que Martiniano se decidiu no ano seguinte a promover a vinda do hidroavião Taquary, pilotado pelo alemão Frederico Hoepken, ligado ao Syndicato Condor, empresa de aviação alemã que procurava expandir a influência nazista no continente sul-americano.

Em 1937, já com o novo interventor, Epaminondas Martins, foi inaugurado o primeiro campo de aviação denominado Santos Dumont, onde passaram a pousar os aviões da Panair, da Cruzeiro e do Correio Aéreo Nacional. Começava a história da aviação no Acre. Em pouco tempo estava habilitado o primeiro piloto acreano, João Donato.

Em setembro do ano passado, o DAC liberou um avião que estava parado em Araras (SP), necessitando de manutenção. Antes que chegasse ao Acre, porém, houve um acidente com o avião durante uma aterrissagem.

fonte/Pagina20Uol/foto/DepDePatrimonioHistDoAcre


Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA