TRANSFERÊNCIAS DE SOLUÇÕES AUTOMOTIVAS PARA INDÚSTRIA AERONÁUTICA


 


 
 
O Brasil vive um momento positivo em termos de desenvolvimento econômico e posicionamento global. Empresas internacionais de diversos setores estão atentas e no setor aeronáutico não é diferente, especialmente em função da Copa e das Olimpíadas. Este mês, as obras de ampliação do Aeroporto de Cumbica tiveram início. Diante de um mercado tão promissor, o País vai encarar novos desafios nos próximos anos para alcançar um nível de qualidade e produtividade mais elevado. 

As fabricantes de peças vêm sofrendo pressão constante das companhias aéreas por custos, além de precisar oferecer serviços/suporte de qualidade em meio à falta de mão de obra técnica qualificada e grande concorrência. Como se manter competitiva diante de tantas variáveis?

Baseada na experiência adquirida dentro da indústria automobilística, a Porsche Consulting encontrou algumas respostas. A consultoria transferiu as soluções de sucesso implementadas em sua fábrica de carros, na Alemanha, para a indústria aeronáutica. Com os princípios de atuação de dentro para fora e foco na redução e eliminação de desperdícios, a Porsche aumentou sua produção em cinco vezes nos últimos 15 anos e se tornou um benchmark mundial.

Pensando da mesma forma no setor de aviação, a Porsche Consulting se fez a seguinte pergunta: Como tornar a operação de um avião mais rentável em toda a cadeia de valor? O primeiro passo foi encontrado nos processos de manutenção. Um case que comprova a eficiência da metodologia da Porsche Consulting no que refere a reduzir ou eliminar desperdícios em busca do aumento da produtividade na indústria aeronáutica é o da Lufthansa Technik.

Um avião no chão não tem rentabilidade
Em um projeto desenvolvido pela consultoria na Alemanha, o tempo de revisão das aeronaves modelo A340 (IL2-check) da Lufthansa Technik foi reduzido de 36 para 26 dias. “Dez dias a menos significam dez dias a mais do avião no ar, e dez dias a mais de ganhos”, afirma Jürgen Lochner, diretor da Porsche Consulting Brasil.

“No Brasil, para aumentar a eficiência operacional, há de se analisar toda a cadeia de valor e implementar processos mais enxutos envolvendo, inclusive, os fornecedores”, diz Lochner. Ou seja, a Porsche Consulting propõe a otimização das abordagens de negócio interdisciplinares, aproveitando as sinergias entre os diferentes parceiros envolvidos, tais como montadoras, provedores de serviço, provedores logísticos, fornecedores, entre outros.
 
De acordo com o especialista, um processo que muitas vezes é esquecido é a manutenção das novas práticas implementadas após os resultados se tornarem visíveis. “Para isso, é preciso investir em treinamento dos colaboradores. Nosso trabalho foca bastante no envolvimento das pessoas, a fim de ensiná-las a manter a padronização das melhorias”, explica Lochner.

Porsche Consulting Brasil
 
A visão da Porsche Consulting para o setor de aviação é melhorar a disponibilidade de aeronaves por meio de uma abordagem lean das manutenções leves e pesadas (overhaul). Além das empresas de manutenção, a Porsche Consulting trabalha com fabricantes de aeronaves, companhias aéreas, aeroportos e prestadores de serviços no setor aeronáutico. Assim como já feito no setor automotivo, o objetivo é a integração de toda a cadeia de fornecimento, algo que indústrias de outros setores também já estão fazendo.

fonte/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog