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O
Brasil vive um momento positivo em termos de desenvolvimento econômico e
posicionamento global. Empresas internacionais de diversos setores
estão atentas e no setor aeronáutico não é diferente, especialmente em
função da Copa e das Olimpíadas. Este mês, as obras de ampliação do
Aeroporto de Cumbica tiveram início. Diante de um mercado tão promissor,
o País vai encarar novos desafios nos próximos anos para alcançar um
nível de qualidade e produtividade mais elevado.
As
fabricantes de peças vêm sofrendo pressão constante das companhias
aéreas por custos, além de precisar oferecer serviços/suporte de
qualidade em meio à falta de mão de obra técnica qualificada e grande
concorrência. Como se manter competitiva diante de tantas variáveis?
Baseada
na experiência adquirida dentro da indústria automobilística, a Porsche
Consulting encontrou algumas respostas. A consultoria transferiu as
soluções de sucesso implementadas em sua fábrica de carros, na Alemanha,
para a indústria aeronáutica. Com os princípios de atuação de dentro
para fora e foco na redução e eliminação de desperdícios, a Porsche
aumentou sua produção em cinco vezes nos últimos 15 anos e se tornou um
benchmark mundial.
Pensando
da mesma forma no setor de aviação, a Porsche Consulting se fez a
seguinte pergunta: Como tornar a operação de um avião mais rentável em
toda a cadeia de valor? O primeiro passo foi encontrado nos processos de
manutenção. Um case que comprova a eficiência da metodologia da Porsche
Consulting no que refere a reduzir ou eliminar desperdícios em busca do
aumento da produtividade na indústria aeronáutica é o da Lufthansa
Technik.
Um avião no chão não tem rentabilidade Em
um projeto desenvolvido pela consultoria na Alemanha, o tempo de
revisão das aeronaves modelo A340 (IL2-check) da Lufthansa Technik foi
reduzido de 36 para 26 dias. “Dez dias a menos significam dez dias a
mais do avião no ar, e dez dias a mais de ganhos”, afirma Jürgen
Lochner, diretor da Porsche Consulting Brasil.
“No
Brasil, para aumentar a eficiência operacional, há de se analisar toda a
cadeia de valor e implementar processos mais enxutos envolvendo,
inclusive, os fornecedores”, diz Lochner. Ou seja, a Porsche Consulting
propõe a otimização das abordagens de negócio interdisciplinares,
aproveitando as sinergias entre os diferentes parceiros envolvidos, tais
como montadoras, provedores de serviço, provedores logísticos,
fornecedores, entre outros.
De
acordo com o especialista, um processo que muitas vezes é esquecido é a
manutenção das novas práticas implementadas após os resultados se
tornarem visíveis. “Para isso, é preciso investir em treinamento dos
colaboradores. Nosso trabalho foca bastante no envolvimento das pessoas,
a fim de ensiná-las a manter a padronização das melhorias”, explica
Lochner.
Porsche Consulting Brasil
A
visão da Porsche Consulting para o setor de aviação é melhorar a
disponibilidade de aeronaves por meio de uma abordagem lean das
manutenções leves e pesadas (overhaul). Além das empresas de manutenção,
a Porsche Consulting trabalha com fabricantes de aeronaves, companhias
aéreas, aeroportos e prestadores de serviços no setor aeronáutico. Assim
como já feito no setor automotivo, o objetivo é a integração de toda a
cadeia de fornecimento, algo que indústrias de outros setores também já
estão fazendo.
fonte/Divulgação
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