O PRIMEIRO BOEING 747 PRECISA DE UM NOVO LAR
Abandonado em um canto do campo
da Boeing, próximo a Seattle, o 747 RA001 espera uma necessária e
urgente restauração. Para a marca que produziu mais de 1.400 destes
aviões, manter o primeiro de todos em tal estado de abandono é um tanto
vergonhoso. O 747 é o avião que revolucionou as viagens em jatos
comerciais, serviu à Força Aérea dos EUA e até transportounum ˆpnibus espacial da NASA nas costas.
Em seu auge o 747 número 1, hoje com 43 anos, completou mais de
12.000 voos de teste, respondendo às dúvidas que o mundo tinha sobre
algo tão grande ser capaz de voar. Quando ele saiu da linha de produção,
não havia motores potentes o bastante para levar todo aquele tamanho à
velocidade máxima. Em pouco tempo a Pratt & Whitney conseguiu
extrair um pouco mais de potência dos motores turbofan, levando o avião à
velocidade máxima para a qual foi projetado: 640 km/h.
O número 1 sempre foi uma casca quase vazia, não fosse o cockpit com
instrumentos analógicos antigos e controles manuais de voo, e uma sala
de trabalho com poltronas laranja com cinzeiros embutidos. Mas nos
últimos anos, a famosa chuva de Seattle e vários moradores de rua que
usavam a parte traseira do avião como banheiro o trouxeram à sua atual
(e patética) condição.
A restauração do interior deste avião de 70 metros custaria 1,2
milhão de dólares (2,4 milhões de reais), e para colocá-lo de volta nas
nuvas seria preciso muito mais. Mas o curador do Museum of Flight tem
esperança de que logo alguém traga o velho pássaro de prata de volta à
vida antes que seja tarde demais. Seria uma terrível perda se um avião
tão especial tivesse o mesmo destino do Starship do Led zeppellin.
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