O PRIMEIRO BOEING 747 PRECISA DE UM NOVO LAR




Abandonado em um canto do campo da Boeing, próximo a Seattle, o 747 RA001 espera uma necessária e urgente restauração. Para a marca que produziu mais de 1.400 destes aviões, manter o primeiro de todos em tal estado de abandono é um tanto vergonhoso. O 747 é o avião que revolucionou as viagens em jatos comerciais, serviu à Força Aérea dos EUA e até transportounum ˆpnibus espacial da NASA nas costas.

Em seu auge o 747 número 1, hoje com 43 anos, completou mais de 12.000 voos de teste, respondendo às dúvidas que o mundo tinha sobre algo tão grande ser capaz de voar. Quando ele saiu da linha de produção, não havia motores potentes o bastante para levar todo aquele tamanho à velocidade máxima. Em pouco tempo a Pratt & Whitney conseguiu extrair um pouco mais de potência dos motores turbofan, levando o avião à velocidade máxima para a qual foi projetado: 640 km/h.

O número 1 sempre foi uma casca quase vazia, não fosse o cockpit com instrumentos analógicos antigos e controles manuais de voo, e uma sala de trabalho com poltronas laranja com cinzeiros embutidos. Mas nos últimos anos, a famosa chuva de Seattle e vários moradores de rua que usavam a parte traseira do avião como banheiro o trouxeram à sua atual (e patética) condição.



A restauração do interior deste avião de 70 metros custaria 1,2 milhão de dólares (2,4 milhões de reais), e para colocá-lo de volta nas nuvas seria preciso muito mais. Mas o curador do Museum of Flight tem esperança de que logo alguém traga o velho pássaro de prata de volta à vida antes que seja tarde demais. Seria uma terrível perda se um avião tão especial tivesse o mesmo destino do Starship do Led zeppellin.

fonte/Jalopink/Crédito das fotos: Museum of Flight; archive.com
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog