MODERNIZAÇÃO DO AEROPORTO SALGADO FILHO DECOLA

A novela que se estende há 15 anos, cujo enredo inclui promessas e adiamentos para a construção de um sistema que permita operações em dias de nevoeiro no Salgado Filho, pode ter nova data para terminar. Conforme a Infraero, a previsão de entrega das obras de modernização do terminal, avaliadas em R$ 40 milhões, é novembro de 2013. 

As melhorias formam os ingredientes necessários para a homologação do Instrument Landing System (ILS, ou sistema de pouso por instrumentos) na categoria 2. Esse equipamento é um sinal eletrônico enviado a partir da cabeceira da pista para direcionar o avião no momento do pouso. 

Um dos sistemas em instalação é o ALS 2 (Approach Lighting System, ou luzes de aproximação), que cria uma rampa luminosa para o piloto enxergar a pista. As luzes indicam o eixo, o ponto de toque do avião e a saída em direção ao terminal de passageiros. Para que essa ladeira brilhante funcione, são necessárias diversas adaptações. 

A primeira já começou com a substituição das torres de sustentação das luzes de aproximação. Mas as obras mais robustas devem se iniciar até o fim do mês, incluindo a iluminação de LED embutida na pista e o alargamento do acostamento. Hoje, os pousos são feitos com base nas luzes de aproximação antigas, que estão sendo substituídas por lâmpadas mais brilhantes. 

– Se o pouso é feito completamente no escuro, não se tem noção de onde se vai, guiado apenas por instrumentos da aeronave. Quando se coloca um sistema de luminárias, o piloto, na hora de descer, verá um campo iluminado. Esse conjunto visual, somado ao de instrumentos, vai proporcionar um pouso mais seguro – explica Adilson Teixeira Lima, gerente regional de engenharia da Infraero.
Quando o novo sistema funcionar, transtornos como os de abril e maio, quando o aeroporto ficou mais de 18 horas fechado, tendem a diminuir.

– A liberação do equipamento é feita pela aeronáutica e pela Anac, que precisarão de algum tempo depois do término da obra para autorizar a utilização do sistema – diz Lima.
A Infraero garante que não haverá a necessidade de paralisar as operações no aeroporto, já que os trabalhos serão realizados da 1h às 5h45min.

PLANO DE VOO
Em andamentoSubstituição do sistema Approach Lighting System (ALS, ou luzes de aproximação)
Além de iluminação mais eficiente, os postes são mais adequados para uma cabeceira de pista. Saem as barras rígidas e entram torres frangíveis (que quebram facilmente no caso de um acidente com aeronave). As estruturas foram finalizadas e aguardam apenas a substituição das luminárias.
Valor: R$ 8 milhões

A começarAlargamento do acostamentoA pista já tem 45 metros de largura necessários para a homologação das autoridades aeronáuticas, mas precisa acrescentar 7,5 metros para cada lado, que servirá de acostamento.
Valor: R$ 9 milhões

Reconstrução do taxilane do terminal 2É o local onde os aviões circulam antes e depois do pouso. A obra, que compreende área de 9 mil metros quadrados, consiste na substituição dos blocos de concreto com espessura média de 25 centímetros. Serão colocadas placas novas com o dobro do tamanho. Também serão instaladas 35 luminárias de LED de cor verde, com 20 centímetros de diâmetro, chamadas de iluminação de eixo.
Valor: R$ 6 milhões

Luzes no centro da pistaLuminárias embutidas na pista principal e nas cinco vias de taxiway (área para deslocamento antes e depois do pouso), que indicam onde está o centro da faixa, iluminando toda a sua extensão e facilitando a localização também do início e do fim da pista.
Valor: R$ 18 milhões.

fonte/ZeroHora

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