PILOTO DE CAÇA QUE QUEBROU VIDROS DO STF NÃO É PUNIDO, DIZ AERONÁUTICA
(Photo credit: Wikipedia)
fonte/G1
O piloto do caça da Aeronáutica que fez o rasante sobre o Planalto em 1º de julho, provocando a quebra de vidros do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), não foi punido pelo ato e já retornou ao trabalho, segundo a FAB.
O fato ocorreu após a passagem de dois Mirage F-200 sobre a Praça dos Três Poderes durante comemorações para a troca da bandeira. Segundo o STF, a manobra do avião da FAB quebrou 65 vidraças de grande porte e mais dezenas de vidros pequenos. Outros prédios próximos também tiveram vidros estilhaçados. A Aeronáutica pagou a troca das vidraças.
O piloto foi submetido a um conselho operacional, formado por militares, para investigar o ocorrido. Esta apuração concluiu que ele agiu de forma imprudente, “deixando a velocidade aumentar para 1.100 km/h, o que gerou uma onda de choque que quebrou vidraças de órgãos públicos e residências”, informou em nota a Aeronáutica nesta sexta-feira (24).
Segundo a FAB, “ele recebeu orientações do comando da unidade aérea e retornou as atividades de voo de defesa aérea no dia 26 de julho”.
O piloto trabalha no 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), localizado em Anápolis (GO), e não foi autorizado a dar entrevista, diz o Centro de Comunicação da FAB. Ele tem mais de 10 anos na aviação de caça e é considerado como extremamente experiente.
Conhecido como "Esquadrão Jaguar", o 1º GDA tem a missão de defender o país e, principalmente, o Planalto.
No dia seguinte à demonstração em que houve a quebra dos vidros, a Aeronáutica divulgou que o piloto havia sido afastado das funções e passaria por avaliação operacional, podendo receber alguma punição.
O piloto trabalha no 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), localizado em Anápolis (GO), e não foi autorizado a dar entrevista, diz o Centro de Comunicação da FAB. Ele tem mais de 10 anos na aviação de caça e é considerado como extremamente experiente.
Conhecido como "Esquadrão Jaguar", o 1º GDA tem a missão de defender o país e, principalmente, o Planalto.
No dia seguinte à demonstração em que houve a quebra dos vidros, a Aeronáutica divulgou que o piloto havia sido afastado das funções e passaria por avaliação operacional, podendo receber alguma punição.
Alta velocidade para demonstração
Para os militares, o Mirage "excedeu o limite de velocidade adequada" para uma demonstração de troca de bandeira.
Mesmo se estivesse voando em maior altitude, o estrago ocorreria.
A assessoria da Aeronáutica explicou na época que o recomendado é que a velocidade do caça não se aproxime da velocidade do som, que é de 340 m/s ao nível do mar (1.100 km/h equivalem a cerca de 305 m/s).
Para os militares, o Mirage "excedeu o limite de velocidade adequada" para uma demonstração de troca de bandeira.
Mesmo se estivesse voando em maior altitude, o estrago ocorreria.
A assessoria da Aeronáutica explicou na época que o recomendado é que a velocidade do caça não se aproxime da velocidade do som, que é de 340 m/s ao nível do mar (1.100 km/h equivalem a cerca de 305 m/s).
Um Mirage F-2000 pode atingir 2,2 vezes a velocidade do som, que é de mais de 330 metros por segundo.
O G1 apurou que o piloto responsável pelo rasante era o “líder”, pois comandava a primeira aeronave que passou sobre o Supremo. Eram dois caças que faziam a apresentação: o líder e o ala (que vem sempre logo atrás). Os caças de ataque normalmente voam em dupla. Se tivesse sido o ala o responsável pela quebra dos vidros, haveria a suposição de que ele acelerou para não ficar muito atrás do companheiro, o que não ocorreu.
Pilotos afirmam que a aceleração de um caça, como o Mirage ou o F-5, ocorre de forma muito rápida, sendo possível aumentar cerca de 450 km/h em menos de cinco segundos.
Argumentam ainda que os caças são adquiridos para interceptar e abater aeronaves invasoras e realizar ataques, não para demonstrações ao público. Os pilotos também são treinados para estas missões. A formação de um piloto de caça para ser o líder demora mais de 5 anos, só neste tipo de aeronave.
Argumentam ainda que os caças são adquiridos para interceptar e abater aeronaves invasoras e realizar ataques, não para demonstrações ao público. Os pilotos também são treinados para estas missões. A formação de um piloto de caça para ser o líder demora mais de 5 anos, só neste tipo de aeronave.
fonte/G1
Comentários