DESTROÇOS DE AERONAVE SÃO ENCONTRADOS POR HELICÓPTERO ÁGUIA


O Grupo Águia de Praia Grande afirmou que foram encontrados destroços de uma aeronave nas imediações do Forte dos Andradas, em Guarujá, na manhã desta sexta-feira. O órgão afirma que já foram deslocados reforços ao local. Entretanto, as equipes estão com dificuldade de acessar o local devido à névoa e ao mau tempo. Ainda não há confirmação que os destroços sejam do monomotor desaparecido. 

A Polícia Militar e o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) retomaram por volta das 7 horas as buscas ao monomotor desaparecido na tarde desta quinta-feira,  na região da Enseada, em Guarujá. A aeronave saiu do Campo de Marte às 11h47, pousou no Aeroclube de Sorocaba para abastecer e tinha como destino o Aeroclube de Itanhaém. O jovem Matheus  de Souza Fonseca, de 19 anos,  e a instrutora  de voo, Vitória Capielli,  estavam no monomotor.

O diretor de instrução do Aeroclube de Sorocaba, Valdemar Tavares de Albuquerque, deu uma recomendação à instrutora: “falei para ela que se o tempo estivesse muito ruim lá na Serra do Mar era para ela voltar a Sorocaba. Ela me confirmou que voltaria para passar a noite aqui, ou então iria para Santos, que tem um trajeto mais simples e onde o tempo estava melhor”.

Além do helicóptero Águia, duas lanchas do GBMar vão auxiliar nas buscas. Cada município também vai ajudar com uma pequena embarcação.

O GBMar recebeu a informação de que um acidente teria ocorrido por volta das 16h35 desta quinta-feira, a 700 metros da costa. Nenhum vestígio do equipamento foi encontrado.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave modelo P-28 Alfa, fabricada pela Neiva Embraer, que pertencia ao Aeroclube de Jundiaí, saiu do Campo de Marte, em São Paulo, às 11h47, com destino a Itanhaém.

O monomotor não conseguiu pousar no litoral de São Paulo, em função das péssimas condições do tempo, e retornou para São Paulo, procurando outros pontos para pousar, inclusive Sorocaba. Depois, retornou para o litoral, fazendo pedindo de pouso às 14h40. Foi o último contato do monomotor.

Já a Base Aérea de Santos informou que o monomotor chegou a pousar para abastecer em Sorocaba, por volta das 13h30, voltando a decolar cerca de 40 minutos depois, com destino a Itanhaém.

Ainda segundo o Centro de Comunicação Social, a aeronave tem autonomia de voo de 4 horas e meia de combustível e que, provavelmente, não decolou com tanque cheio. O modelo foi fabricado no final da década de 80 e começo da década de 90 e é considerado seguro.

O monomotor tem capacidade para três pessoas e era pilotado por um jovem de 19 anos, que fazia pela primeira vez um voo longo. A instrutora do piloto também estava na aeronave.

Os nomes de ambos não foram divulgados, mas a regional do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) confirmou a decolagem e o prefixo do avião: PT-NUH, o que permitiu a visualização da aeronave em uma busca na internet.

O Daesp informou ainda que não se sabe quem estaria conduzindo a aeronave.

fonte/ATribuna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog