CENIPA VAI INESTIGAR CAUSAS DO ACIDENTE COM MONOMOTOR



O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), irá investigar o acidente que envolveu um monomotor, encontrado nesta sexta-feira no Morro do Manduba, nas proximidades do Forte de Guarujá.

A queda do monomotor ocorreu na tarde de quinta-feira. O avião estava no alto do morro, em uma área de mata fechada, pertencente ao Exército. Estavam a bordo da aeronave o jovem Matheus de Souza Fonseca, de 19 anos, e a instrutora de voo, Vitória Carrer. Esse era o primeiro voo longo do piloto. A instrutora tinha mais de 500 horas de voo. Para exercer a função são necessárias mais de 150 horas. 




Os corpos do jovem, que era de Santos, e da instrutora, que morava em São Paulo, passaram por perícia nesta tarde e foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá, por volta das 17h30. 

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimos, que acompanhou o resgate das vítimas, apenas uma das asas da aeronave chegou a cair no mar. O restante dos destroços foi encontrado no Morro do Manduba, nas proximidades do Forte dos Andradas.

De acordo com o comandante do helicóptero Águia da Polícia Militar, o capitão PM Adriani José de Souza, a aeronave prefixo PT-NUH se chocou contra o Morro do Manduba.

”Estava no alto do morro, perto do canhão do Forte dos Andradas, do lado externo da península, de frente para a Ilha da Moela”, relatou o comandante do Águia. “O avião entrou de lado e ficou no meio das árvores”.

Conforme Souza, a aeronave não explodiu, porque está tudo intacto. “Uma asa saiu, mas o charuto da aeronave está intacto, de lado”.

Acredita-se que, em função do mau tempo, o condutor não tenha visto o morro e, sem ter como desviar, o monomotor acabou sendo arrastado. Conforme os bombeiros, a cabine está inteira e as vítimas foram encontradas presas nas ferragens.






Sobre o avião, o Aeroclube de Itanhaém informou que a manutenção estava em dia e no último contato com a Base Aérea de Santos, o piloto não informou sobre problemas na aeronave, apenas falou do mau tempo.



Viagem

Inicialmente, a informação era de que a aeronave havia saído do Aeroporto Estadual Betram Luiz Leupolz, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Mas o monomotor partiu de Itanhaém, parou no Campo de Marte, em São Paulo, e só depois seguiu para Sorocaba.

Por volta das 14 horas, o rapaz e a instrutora levantaram voo com destino a Itanhaém, mas o último contato feito pelos tripulantes foi quando eles estavam em Guarujá.

A mãe do piloto, Elizabeth de Souza, teria feito o último contato com Matheus por volta das 13 horas de quinta-feira. "Eu falei com meu filho era 13h15 e ele estava saindo do Campo de Marte (SP). Foi a última vez que ouvi a voz do meu filho”.

Matheus pilotou de Itanhaém até o Campo de Marte, e de lá até Sorocaba. Depois, em Sorocaba, a instrutora teria pego a aeronave.

Créditos: Reprodução
A instrutora Vitória Carrer tinha 500 horas de voo e estava apta para dar aulas

Buscas

Os destroços foram localizados pelo helicóptero Águia 10, por volta das 11h30, no Morro do Manduba, nas imediações do Forte dos Andradas.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave modelo P-28 Alfa, fabricada pela Neiva Embraer, pertencia ao Aeroclube de Itanhaém.

Ainda segundo o Centro de Comunicação Social, a aeronave tem autonomia de voo de 4 horas e meia de combustível e que, provavelmente, não decolou com tanque cheio. O modelo foi fabricado no final da década de 80 e começo da década de 90 e é considerado seguro.


fonte/foto/ATribuna/
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog