BOMBEIROS CONFIRMAM QUE CORPOS SÃO DE VÍTIMAS DE QUEDA DE MONOMOTOR

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) confirmou que os corpos encontrados no Forte de Guarujá, após a queda de um monomotor, são do jovem Matheus de Souza Fonseca, de 19 anos, e a instrutora de voo, Vitória Carrer. Esse era o primeiro voo longo do piloto. Os corpos da vítima passarão por perícia nesta tarde.

Inicialmente a reportagem havia informado que a aeronave havia saído do Aeroporto Estadual Betram Luiz Leupolz, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Mas o monomotor partiu de Itanhaém, parou no campo de Marte, em São Paulo, e só depois seguiu para Sorocaba.

Por volta das 14 horas, o rapaz e a instrutora levantaram voo com destino a Itanhaém, mas o último contato feito pelos tripulantes foi quando eles estavam em Guarujá.

A mãe do piloto, Elizabeth de Souza, teria feito o último contato com Matheus por volta das 13 horas de quinta-feira. "Eu falei com meu filho era 13h15 e ele estava saindo do Campo de Marte (SP). Foi a última vez que ouvi a voz do meu filho”.

Matheus pilotou de Itanhaém até o Campo de Marte, e de Campo de Marte até Sorocaba. Depois em Sorocaba a instrutora teria pego o avião.

Buscas
Os destroços da aeronave foram localizados pelo Helicóptero Águia 10 por volta das 11h30, no Morro do Manduba, nas imediações do Forte dos Andradas.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave modelo P-28 Alfa, fabricada pela Neiva Embraer, pertencia ao Aeroclube de Itanhaém.

O monomotor não conseguiu pousar no litoral de São Paulo, em função das péssimas condições do tempo, e retornou para São Paulo, procurando outros pontos para pousar, inclusive Sorocaba. Depois, retornou para o litoral, fazendo pedido de pouso às 14h40. Foi o último contato do monomotor.

Já a Base Aérea de Santos informou que o monomotor chegou a pousar para abastecer em Sorocaba, por volta das 13h30, voltando a decolar cerca de 40 minutos depois, com destino a Itanhaém.

O GBMar recebeu a informação de que um acidente teria ocorrido por volta das 16h35 desta quinta-feira, a 700 metros da costa.

Ainda segundo o Centro de Comunicação Social, a aeronave tem autonomia de voo de 4 horas e meia de combustível e que, provavelmente, não decolou com tanque cheio. O modelo foi fabricado no final da década de 80 e começo da década de 90 e é considerado seguro.
O diretor de instrução do Aeroclube de Sorocaba, Valdemar Tavares de Albuquerque, deu uma recomendação à instrutora: “falei para ela que se o tempo estivesse muito ruim lá na Serra do Mar era para ela voltar a Sorocaba. Ela me confirmou que voltaria para passar a noite aqui, ou então iria para Santos, que tem um trajeto mais simples e onde o tempo estava melhor”.

Créditos: Rogério Soares
Corpo de Bombeiros esteve na entrada do Forte dos Andradas para ajudar no resgate dos corpos 
 
fonte/foto/ATribuna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog