sexta-feira, 16 de março de 2012

HÉRCULES C-130J DA ROYAL NORWEGIAN AIR FORCE ESTÁ DESAPARECIDO



Copenhague - Um avião da Royal Norwengian Air Force, Lockheed C-130J Hercules, ns 5630, fabricado em 2010,  com cinco oficiais a bordo desapareceu nesta quinta-feira quando viajava rumo à cidade de Kiruna, no norte da Suécia, para buscar soldados que participavam de treinamentos internacionais.

A aeronave Hercules C-130J decolou do aeroporto de Evenes, norte da Noruega, às 14h30, o último contato via rádio com a torre Kiruna foi as14:43 e contato radar foi perdido às 14:56. Um helicóptero militar pegou um sinal de ELT, perto do Monte Kebnekaise, 80 km a oeste de Kiruna. 


O ministro da pasta, Espen Barth Eide, confirmou em entrevista coletiva em Oslo que há 'dados suficientes' para afirmar que o avião sofreu um acidente - ainda que não tenham sido encontrados destroços - e que os parentes dos militares foram informados.

O Ministério tinha anunciado inicialmente que considerava os oficiais como mortos, mas, minutos depois, retificou a informação. 'Ressalto que seguem como desaparecidos', declarou Eide, que convocou uma reunião de emergência em seu gabinete.

Ele qualificou o episódio como 'uma das piores notícias que um ministro da Defesa pode receber' e expressou solidariedade às famílias dos militares desaparecidos.

Os serviços de resgate da Suécia e da Noruega, além de unidades militares de vários países, participam dos trabalhos à procura dos desaparecidos e dos restos do avião. As tarefas devem continuar por toda a noite.

No entanto, as más condições de tempo na região montanhosa a oeste de Kiruna, onde teria ocorrido o acidente, estão dificultando as buscas.

O avião participava do Cold Response 2012, um treinamento militar internacional realizado pela Noruega que, desde o início de março, reuniu cerca de 16 mil soldados de 14 países pelo norte da Escandinávia.

As autoridades norueguesas decidiram continuar os exercícios militares, que deveriam terminar no próximo dia 23, mas deixou em terra os outros três Hercules C-130J - recém-fabricados, a exemplo do acidentado - como medida de precaução.

fonte/foto/ASN/Exame

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...