INCIDENTE COM AIRBUS A380 DA EMIRATES NA AUSTRÁLIA
Um Airbus da Emirates Airlines , A380-800, matrícula A6-EDN, realizando o voo EK-412 de Sydney, NS (Austrália) para Auckland (Nova Zelândia), foi liberado para táxiway via H e A, e se perdeu, ultrapassando o ponto de espera e invadiu a pista 16R às 09:26 Local (22:26 Z de 05 de janeiro).
A Boeing 777-200 da JAL Japan Airlines matrícula JA711J, voo JL-772 de Sydney, NS (Austrália) para Tóquio Narita (Japão), havia sido liberado para decolar da pista 16R e estava acelerando, quando o comandate rejeitou a decolagem em baixa velocidade para parar antes do cruzamento com a taxiway G.
Uma aeronave da Malaysia Airlines, Boeing 747-400, matrícula 9M-MPB, realizando o voo MH-123 de Kuala Lumpur (Malásia) para Sydney, NS (Austrália), estava em aproximação final para a pista 16R e passou de baixa altura , devido à decolagem rejeitada do Boeing 777 na pista, fez outra aproximação e pousou com segurança 15 minutos depois.
O Boeing 777 da JAL decolou 20 minutos mais tarde.
O Airbus Emirates precisou atravessar a pista 16R para resolver o conflito e re-entrou para a fila de partida, atrasando o voo em cerca de 30 minutos.
No dia 09 de janeiro (horário australiano) a Airservices da Austrália confirmou uma incursão na pista e uma decolagem rejeitada que resultou também em um go-around Decline, mas absteve-se de fornecer mais detalhes.
A Boeing 777-200 da JAL Japan Airlines matrícula JA711J, voo JL-772 de Sydney, NS (Austrália) para Tóquio Narita (Japão), havia sido liberado para decolar da pista 16R e estava acelerando, quando o comandate rejeitou a decolagem em baixa velocidade para parar antes do cruzamento com a taxiway G.
Uma aeronave da Malaysia Airlines, Boeing 747-400, matrícula 9M-MPB, realizando o voo MH-123 de Kuala Lumpur (Malásia) para Sydney, NS (Austrália), estava em aproximação final para a pista 16R e passou de baixa altura , devido à decolagem rejeitada do Boeing 777 na pista, fez outra aproximação e pousou com segurança 15 minutos depois.
O Boeing 777 da JAL decolou 20 minutos mais tarde.
O Airbus Emirates precisou atravessar a pista 16R para resolver o conflito e re-entrou para a fila de partida, atrasando o voo em cerca de 30 minutos.
No dia 09 de janeiro (horário australiano) a Airservices da Austrália confirmou uma incursão na pista e uma decolagem rejeitada que resultou também em um go-around Decline, mas absteve-se de fornecer mais detalhes.
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