INCIDENTE COM AIRBUS A380 DA EMIRATES NA AUSTRÁLIA

Um Airbus da Emirates Airlines , A380-800, matrícula A6-EDN, realizando o voo EK-412 de Sydney, NS (Austrália) para Auckland (Nova Zelândia), foi liberado para táxiway via H e A, e se perdeu, ultrapassando o ponto de espera e invadiu a pista 16R às 09:26  Local (22:26 Z  de 05 de janeiro).
A Boeing 777-200 da JAL Japan Airlines matrícula JA711J, voo JL-772 de Sydney, NS (Austrália) para Tóquio Narita (Japão), havia sido liberado para decolar da pista 16R e estava acelerando, quando o comandate rejeitou a decolagem em baixa velocidade para parar antes do cruzamento com a taxiway G.
Uma aeronave da Malaysia Airlines, Boeing 747-400, matrícula 9M-MPB, realizando o voo MH-123 de Kuala Lumpur (Malásia) para Sydney, NS (Austrália), estava em aproximação final para a pista 16R e  passou de baixa altura , devido à decolagem rejeitada do Boeing 777 na pista, fez outra aproximação e pousou com segurança 15 minutos depois.
O Boeing 777 da JAL decolou 20 minutos mais tarde.
O Airbus Emirates precisou atravessar  a pista 16R para resolver o conflito e re-entrou para a fila de partida, atrasando o voo em cerca de 30 minutos.
No dia 09 de janeiro (horário australiano) a Airservices da Austrália confirmou uma incursão na pista e uma decolagem rejeitada que resultou também em um go-around Decline, mas absteve-se de fornecer mais detalhes.

Metars:
YSSY 052330Z 18023KT 9999 FEW030 BKN040 21/14 Q1015 RMK HZ FM2330 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052300Z 18023KT 9999 SCT030 BKN040 21/14 Q1015 FM2300 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052300Z 18023KT 9999 SCT030 BKN040 21/14 Q1015 RMK HZ FM2300 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052230Z 19022KT 9999 FEW018 SCT028 BKN040 20/16 Q1015 RMK HZ FM2230 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052200Z 19023KT 9999 FEW015 SCT028 BKN040 19/16 Q1015 FM2200 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052200Z 19023KT 9999 FEW015 SCT028 BKN040 19/16 Q1015 RMK HZ FM2200 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052130Z 19022KT 9999 FEW015 BKN020 BKN045 19/16 Q1015 RMK HZ FM2130 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052100Z 19022KT 9999 FEW015 SCT020 BKN040 19/16 Q1014 RMK HZ FM2100 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052100Z 19022KT 9999 FEW015 SCT020 BKN040 19/16 Q1014 FM2100 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052030Z 19023KT 8000 FEW015 BKN018 BKN040 19/16 Q1014 RMK HZ INTER 2030/2300 5000 -SHRA BKN015 FM2030 MOD TURB BLW 5000FT
YSSY 052000Z 19021KT 9000 FEW012 SCT018 BKN045 19/16 Q1013 RMK HZ INTER 2000/2300 5000 -SHRA BKN012 FM2000 MOD TURB BLW 5000FT

Sydney Aerodrome Chart (Graphics: AIP Australia):
Sydney Aerodrome Chart (Graphics: AIP Australia)

fonte/foto/AvHerald


Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog