AIRBUS CONFIRMA NOVAS RACHADURAS NO MODELO A380


A Airbus informou que uma combinação de falhas de fabricação e de projeto foi responsável por uma recente série de rachaduras na asa do superjumbo A380. 

A empresa garantiu que trabalha em uma solução em dois estágios para o problema, mas reforçou que o modelo permanece seguro para voar. 

A fabricante europeia de aviões confirmou uma reportagem da Reuters afirmando que a Airbus tinha encontrado mais rachaduras durante inspeções ordenadas por autoridades de segurança nesta semana, mas se recusou a fornecer mais detalhes antes do final da primeira fase de inspeções, que vai até sexta-feira. 

"O A380 é seguro para voar", disse Tom William, vice-presidente-executivo de programas da Airbus.
As rachaduras foram causadas pela combinação da escolha da liga de alumínio para suportes de certas asas, assim como por tensões impostas por duas partes do processo de fabricação, afirmou William. 

Autoridades europeias  ordenaram na semana passada inspeções urgentes em um terço da frota dos superjumbos A380, da Airbus, depois da descoberta de rachaduras em uma aeronave desse modelo. 

A Agência Europeia de Segurança de Aviação informou que as rachaduras podem se desenvolver em outras aeronaves se o problema não for resolvido. 

"Essa condição, se não detectada e corrigida, poderia afetar a integridade estrutural da aeronave", afirmou.
Desenvolvido a um custo estimado de 12 bilhões de euros, o A380 tem 73 metros de comprimento, 24 metros de altura e é vendido a cerca de US$ 390 milhões. A Airbus já vendeu 253 unidades do modelo.
Há cerca de 14 meses, o A380 também foi alvo de investigações sobre segurança. Na época, um voo da australiana Qantas que ia de Londres a Sidney foi interrompido por uma avaria em um dos motores. 

fonte/FolhaSP
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog