EXECUTIVO ALEMÃO RECORRE À JUSTIÇA PARA INTERROMPER GREVE DE CONTROLADORES

O escritório de segurança aéreo (DFS) alemão recorreu nesta quarta-feira à justiça na tentativa de impedir a greve de controladores aéreos anunciada para quinta-feira em todo o país, o que provocaria o fechamento do espaço aéreo germânico por seis horas.

Como órgão de caráter público, o DFS apresentou nesta quarta-feira no Tribunal do Trabalho de Frankfurt um pedido de medida cautelar contra a greve convocada pelo sindicato de controladores aéreos (GdF), informou o porta-voz do DFS, Axel Raab.

O GdF convocou na terça-feira os controladores para um greve nesta quinta-feira entre às 6h e 12h no horário local (1h e 7h de Brasília), após rejeitar a última oferta do departamento de Segurança Aéreo germânico, apresentada no fim de semana passada.

A oferta do sindicato patronal foi submetida à votação entre os 2,5 mil filiados ao sindicato, que rejeitaram com 95,8% dos votos.

O ministro de Transporte alemão, Peter Ramsauer, criticou a conduta dos controladores após o conselho de ministros desta manhã.

"Escolheram uma das principais semanas do verão para fazer a greve. Apelo de maneira enfática aos controladores e aos sindicatos não ultrapassar essa linha", afirmou Ramsauer. "Os alemães não merecem isso", complementou o ministro.

As principais companhias aéreas do país e as agências de viagens criticaram a decisão dos controladores de entrar em greve, apontando que o período de verão é especialmente sensível.

A greve, a primeira em escala nacional no setor, vai parar totalmente o tráfego no espaço aéreo alemão, afetando 16 aeroportos internacionais do país.

A principal reivindicação dos controladores - setor que emprega 5,5 mil trabalhadores - é a melhoria das condições trabalhistas, jornada e limite de horas extras.

A ação pode ser neutralizada se for criada uma comissão de arbitragem no conflito trabalhista. 

fonte/EFE/Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog