PILOTO QUE CAIU NA BAHIA USOU BREVÊ SEM AUTORIZAÇÃO, DIZ COMANDANTE DO RIO DE JANEIRO


Para fazer o voo de helicóptero que caiu na Bahia na última sexta-feira (17), que deixou cinco mortos e outros dois desaparecidos, o piloto Marcelo Mattoso de Almeida teria usado os dados de Felipe Gomes, outro comandante do Rio de Janeiro, para poder voar. Almeida estava com sua habilitação vencida, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Felipe Gomes diz ter voado no mesmo helicóptero na semana passada e explica como o Almeida pode ter tido acesso à habilitação dele. Segundo ele, Almeida não tinha sua autorização para usar o seu brevê durante voos. 
 
“Eu realizei um voo nesta mesma aeronave nesta semana e, como é de praxe após um voo, todo piloto tem como obrigação preencher o diário de bordo, o livro de bordo da aeronave. Ee este livro vai com a aeronave para aonde ela for, nao pode sair de dentro da aeronave”, conta Gomes.

“E como eu fiz este voo, preenchi normalmente o diário, como de praxe. Eu acredito que, por ele não estar habilitado, não estar com as prerrogativas dele válidas, ele tenha pego o livro, nas últimas páginas e tenha feito uso do meu código à minha revelia, sem a minha autorização”, afirmou o piloto.

Habilitações vencidas
Segundo o Fantástico, na página da Anac, a informação é que todas as habilitações de Almeida para pilotar helicópteros estavam vencidas. A última perdeu a validade em 2006. O exame médico de capacitação física era válido até 30 de agosto de 2006.

De acordo com uma fonte da Aeronáutica ouvida pelo Fantástico, o empresário teria ligado por telefone para a torre de controle de Porto Seguro e usado a matrícula de Felipe Calvino Gomes, de 30 anos, que mora no Rio de Janeiro e está com a habilitação em dia.

A Anac informou que só vai se manifestar depois que, em Porto Seguro, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) -- que está no comando das investigações -- fizer um relatório parcial. O órgão tem 30 dias para concluir esse trabalho.

fonte/G1
 
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog