AIRBUS AUMENTA PRESSÃO SOBRE BOEING

A Airbus acumulou encomendas do reformulado jato de passageiros A320neo, nesta terça-feira, durante a Paris Air Show, aumentando pressão sobre a Boeing e limitando o espaço para novos concorrentes, enquanto o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, chegou ao salão para promover a indústria aerospacial de seu país. Piloto e apaixonado por aviação, o ator americano John Travolta também compareceu ao evento realizado próximo a Paris.

O consórcio aeronáutico europeu Airbus conquistou US$ 14,4 bilhões em encomendas no dia de abertura do salão, superando os US$ 9,3 bilhões da rival Boeing. Cedo, na manhã desta terça-feira, seu vice-presidente de vendas informou que a companhia tinha 544 pedidos para o novo A320, incluindo uma carta de intenções do grupo de leasing CIT para a aquisição de 50 aparelhos.
 
A Airbus havia conquistado quase 100 encomendas firmes e opções de compras para sua família A320neo, no valor de US$ 8,3 bilhões pelos preços de tabela, até o começo da manhã da terça-feira. Boeing e Airbus estão envolvidas em uma batalha estratégica pelo imenso mercado de jatos de passageiros de porte médio. A Airbus está oferecendo uma versão reformulada do A320 e a Boeing ainda não decidiu se vai atualizar ou reformular completamente o 737.

"Creio que a conversa terá mudado, pelo final da semana, a depender do que a Airbus conquiste esta semana em termos de pedidos para o neo", disse Henri Coupron, presidente-executivo da International Finance Lease Corporation, a maior companhia mundial de leasing de aviões, à Reuters.

"Com isso, se tomarmos por base os rumores e reportagens e presumirmos que o neo será grande sucesso esta semana, a Boeing se verá forçada a fazer alguma coisa. Não poderá se manter inativa", disse. Mas a Boeing superou as vendas da Airbus no mercado de aviões para percursos longos, mais caros, o que inclui uma nova versão do modelo mais famoso, o 747. A Airbus acredita estar em vantagem com o Airbus A320neo, cujas turbinas de alta eficiência permitem 15% de economia de combustível, de acordo com a empresa.

China e Rússia têm presença forte no evento, e pretendem conquistar espaço no mercado dominado pelas duas tradicionais fabricantes de jatos de passageiros, mas seus modelos ainda parecem distantes. A russa United Aircraft promove o jato Sukhoi 100 e tem fortes esperanças para o modelo médio MC-21/MS-21.

A Commercial Aircraft Corporation of China (Comac) espera ter seu C919 em voo até 2014, e iniciar entregas dois anos mais tarde, disse Wu Guanghui, vice-presidente de projeto e engenharia do grupo, na segunda-feira.

O avião poderá eventualmente ser um rival do A320 e do 737 no mercado de curtas e médias distâncias e recebeu um impulso nesta terça-feira, depois de assinar um acordo com a companhia aérea de baixo custo Ryanair para desenvolvimento de avião.

fonte/Reuters/Terra
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