FALTA DE CAIXA-´RETA EM AVIÃO REDUZ AS CHANCES DE ACIDENTE SER ESCLARECIDO


queda avião (Foto: Divulgação Polícia Militar) 
Destroços de avião foram encontrados entre os municípios de São Pedro e Águas de São Pedro (Foto: Divulgação Polícia Militar)
 
O avião que caiu e deixou quatro mortos em São Pedro, a 192 km de São Paulo, na segunda-feira (16) não tinha caixa-preta. Segundo o presidente do aeroclube de Piracicaba, Fernando Pavan, a ausência do equipamento que registra dados sobre o voo irá dificultar a descoberta das causas do acidente. Em aeronaves como o bimotor que caiu, um Sêneca, é comum não haver caixa-preta.

As investigações sobre o acidente começaram efetivamente na manhã desta quarta-feira (18). As informações colhidas serão mantidas em sigilo até a conclusão da investigação, prevista para durar 90 dias. Pavan disse, entretanto, que é possível que nesse prazo o laudo não avance no sentido de esclarecer o motivo do acidente.

Ele explicou que, na ausência da caixa-preta, serão avaliados pela perícia os restos da aeronave. Pode haver dificuldade, no entanto, de localizar peças intactas. Militares que participaram do resgate e localização dos destroços disseram que, na ocasião, não foi possível visualizar partes grandes do bimotor que caiu em uma área de mata fechada.

Investigações
"Existe uma gama muito grande de fatores que podem ter contribuído para essa ocorrência", disse o presidente do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), tenente coronel Ricardo Crespo, que investiga o caso.
Crespo afirmou que vários são os pontos que precisam ser investigados para que se possa chegar a uma conclusão. "O abastecimento da aeronave, condições meteorológicas na rota, a infraestrutura aeroportuária de São José do Rio Preto, onde o avião fez a parada, as condições de operação do aeroclube de Piracicaba, ao qual pertencia a aeronave."
De acordo com o instituto de meteorologia, não é possível precisar como estavam as condições climáticas no momento do acidente. Entretanto, pelos dados e informações levantadas pelo instituto, não havia registro de chuva ou neblina na região onde o avião caiu.
"A partir de uma série de informações obtidas com o Seripa nós temos condição de começar a trabalhar para verificar e estabelecer o motivo, a razão disso ter acontecido", afirmou o delegado responsável pelo caso, Wilson Sabino da Silva.
O presidente do aeroclube de Piracicaba disse que Jean Carlos Capelin, de 30 anos, era o aluno que estava no comando da aeronave no momento do acidente. Capelin tinha as horas de voo necessárias para ser piloto privado e completava as horas para virar piloto comercial.
O corpo do instrutor de voo Job de Oliveira, de 36 anos, foi sepultado na manhã desta quarta-feira (18) no cemitério Vila Rezende, em Piracicaba. Os alunos que estavam na aeronave não eram da região. O corpo de Jean Carlos Capelin, de 30 anos, seguiu para São José do Rio Preto. Já o corpo do aluno Diego Pereira da Costa, de 25 anos, foi levado para Taguatinga (DF). Rodrigo Matos Gomes, de 27 anos, será encaminhado para Recife (PE), onde mora a família.
"Não tenho uma vírgula para falar de nenhum deles. Eram pessoas maravilhosas. Você percebia que eles eram profissionais de extrema dedicação", disse o amigo das vítimas e aluno do aeroclube, Frederico Elias. O clima de comoção tomou conta de todos no aeroclube.

fonte/G1
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog