AEROCLUBE PODE SER PUNIDO POR ACIDENTE COM BIMOTOR

O Aeroclube de Piracicaba pode receber multa e até ser fechado por causa do acidente com o bimotor Sêneca que matou quatro pessoas na noite da última segunda-feira (16). A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) proíbe que em voos de instrução outras pessoas estejam no avião além do instrutor e do aluno.

A assessoria de imprensa da Anac informou que, após toda a investigação que está sendo realizada pela aeronáutica, o caso concreto do que aconteceu no acidente com o bimotor será analisado. A partir das informações precisas e corretas sobre o caso será possível saber a punição cabível ao aeroclube.
A prática, segundo o diretor do aeroclube, Marcelo Kraide, é comum. "Isso sempre é feito (outras pessoas estarem no voo). Se fossem pessoas que não têm nada a ver e só estivesem ali para passear é uma situação. Mas não era o caso. Os dois que acompanhavam o instrutor e o aluno também eram alunos. Um deles, inclusive, só esperava a Anac fazer a liberação para ele se tornar piloto", justifica Kraide.

O diretor disse ainda que a Anac faz a fiscalização, tanto do Aeroclube quanto dos cursos oferecidos, pelo menos uma vez por ano. Segundo Kraide, a agência não encontrou nenhuma irregularidade no local, na última inspeção.

Ele sabe, entretanto, que a atividade é irregular. "A gente sabe que, pela norma da Anac, no papel, essa prática está errada. Os alunos costumam voar com mais gente assim até para treinar e se acostumar com aeronave mais pesada na decolagem e no pouso", finaliza Kraide.

Nota oficial
No Estado de São Paulo existem 59 aeroclubes. Para o especialista em aeronáutica da USP, James Rojas Waterhouse, muitos deles não oferecem condições adequadas de segurança."Logicamente existem poucas exceções. Mas, em geral, os aeroclubes não são estruturas extremamente profissionalizadas. O ensino da aviação comercial necessita de escolas muito especializadas, bem equipadas e com uma gestão profissional", disse Waterhouse.
Por meio de nota oficial encaminhada pela assessoria de imprensa, a Anac informa que "não tem por incumbência legal a melhoria das condições dos aeroclubes; a responsabilidade pelos investimentos no aeroclube é de seu administrador. A agência possui um programa nacional de fiscalização de aeroclubes, que averigua regularmente diversos quesitos, como documentação, cursos ministrados, aeronaves e instalações. Em caso de inconformidades, são tomadas as providências cabíveis pela legislação em vigor, que vão desde autuações à suspensão do funcionamento do aeroclube.”

fonte/EPTV
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