PROBLEMAS NO ILS AFETA OPERAÇÕES NO AEROPORTO AFONSO PENA


Lâmpadas queimadas provocaram rebaixamento de categoria no equipamento que auxilia pousos e decolagens no terminal. Manutenção deve ser concluída até sábado, informa a Infraero

Um problema no equipamento que auxilia decolagens e pousos de aeronaves está afetando as operações no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, desde sexta-feira (15). O terminal tem enfrentado oscilações de abertura e fechamento para pousos e decolagens porque a categoria do ILS (Instrument Landing System) foi rebaixada de 2 para 1, por conta de limitações de funcionamento.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve mudança de categoria do ILS porque lâmpadas do sistema de luz ALS (Approach Lights System) queimaram. A previsão é de que a manutenção no equipamento será concluída no próximo sábado (23). O órgão não informou quantas são as lâmpadas queimadas.

Desde a última sexta-feira (15) o terminal tem ficado fechado por longos períodos. O aeroporto fechou às 20h20 de sexta-feira e reabriu às 8h43 de sábado (16). O Afonso Pena voltou a fechar para pousos e decolagens às 22h20 de domingo (17), reabriu por curtos períodos e voltou a suspender as atividades durante a madrugada e manhã desta segunda-feira. As operações foram normalizadas às 9h10 desta segunda. Segundo a Infraero, até as 13 horas, 16 voos tinham sido cancelados.

Condições meteorológicas

Com o rebaixamento de categoria do ILS, as condições meteorológicas passam a influenciar ainda mais a operação do terminal. Os nevoeiros, que já vêm sendo registrados nos últimos dias, podem provocar novos fechamentos.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, deve haver registro de nevoeiro na região do Afonso Pena ao longo de todo o mês de abril. A condição é verificada quando há a combinação de baixas temperaturas no início da manhã e umidade elevada, o que tem sido verificado nos últimos dias.

Feriado

A Infraero informou que um plano emergencial para o feriado de Páscoa estava sendo discutido, mas que as definições ainda não tinham sido tomadas.
 
fonte/GazetaDoPovo
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog