VOOS TURÍSTICOS DE BALÕES DEVERÃO RETORNAR NESTE FIM DE SEMANA EM BOITUVA, SÃO PAULO


SÃO PAULO - Os voos turísticos de balões poderão ser retomados neste fim de semana em Boituva, cidade a 117 quilômetros da capital, uma semana depois do acidente que provocou a morte de três pessoas e deixou pelo menos 16 feridos. De acordo com a Prefeitura da cidade, os voos estão liberados. Segundo a Prefeitura, os balonistas da cidade informam que já há várias reservas para os passeios e se as condições meteorológicas permitirem, eles devem acontecer.

A previsão para a cidade de Boituva é de um sábado com bastante vento, e possibilidade de chuva, já que uma frente fria avança sobre a região Sudeste, atingindo São Paulo. Para o domingo, entretanto, a meteorologia prevê um dia sem chuva, com bastante sol.

- Pode ventar bastante no sábado na região de Boituva por causa da frente fria, bem parecido com o que vai acontecer na capital, e há possibilidade de chuva pela manhã. Já no domingo, o dia será ensolarado e sem chuva - diz a meteorologista Camila Ramos, da Climatempo.

De acordo com a Prefeitura, os voos não aconteceram no domingo, segunda e terça, feriado prolongado de Finados, por causa do acidente no sábado. As reservas foram canceladas. A Prefeitura informou que não houve proibição por parte do município ou da polícia para os passeios.

A polícia ainda investiga as causas do acidente. A hipótese mais provável é que uma rajada de vento tenha derrubado os dois balões onde estavam as vítimas. Imagens feitas com câmeras dos passageiros vão ajudar a esclarecer se houve mesmo uma rajada de vento ou se a queda foi causada por falha humana.
- Encontramos cartões de memória de máquinas fotográficas que podem nos ajudar a esclarecer as causas do acidente - diz o delegado Silvan Renosto.

Já se sabe que pelo menos uma empresa que promove os passeios de balão cancelou os voos programados no sábado porque havia previsão da passagem de uma frente fria, com chuva.

Uma testemunha contou durante o depoimento que viu um dos balões no ar com o tecido rasgado e os passageiros estavam com as pernas para fora do cesto. Depois, caíram do balão.

Morreram no acidente o casal Daniela Gonçalves Ciarallo e Franklin Ciarallo da Luz, que havia ganhado o passeio como presente de casamento. Também morreu o piloto Carlos Giusti.

Os voos de balão começaram em Boituva no ano 2000 com o Clube de Balonismo e hoje já existem diversos profissionais atuando na área. Os voos podem ser feitos nos fins de semana e nos feriados, desde que previamente agendados. Só há decolagem se as condições do tempo forem favoráveis, de acordo com as empresas.

Segundo os organizadores dos passeios, não é necessário nenhum conhecimento ou experiência prévia dos passageiros. Também não são necessárias roupas especiais para voar. O voo é feito com um piloto habilitado, que dá todas as instruções aos passageiros. Os passeios duram cerca de 1 hora e custam R$ 250, cobrindo uma distância de até 30 quilômetros, dependendo da velocidade do vento. 

fonte/OGlobo
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog