CUBA CONFIRMA QUE NÃO HÁ SOBREVIVENTES NO ACIDENTE AÉRREO

Um avião da companhia aérea cubana Aerocaribbean,  caiu na noite de quinta-feira em uma zona agreste do centro de Cuba, matando seus 68 ocupantes, entre eles 28 estrangeiros, informou o site Cubadebate.cu.

Os estrangeiros mortos são nove argentinos, sete mexicanos, um venezuelano, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um francês, um espanhol, um italiano e um japonês, segundo um comunicado do Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba.

A aeronave caiu na região de Guasimal, província de Sancti Spíritus com 61 passageiros e sete tripulantes a bordo, quando fazia a rota entre a cidade de Santiago de Cuba e Havana. As forças de socorro recuperaram os primeiros corpos entre os restos do avião, que se encontravam em chamas numa zona de difícil acesso.

O aparelho, um ATR-72-212, construído pela sociedade franco-italiana Avions de Transports Régional, informou sobre "uma situação de emergência e perdeu contato com o serviço de controle de tráfego aéreo antes de cair. As autoridades aeronáuticas iniciaram uma investigação para determinar as causas do acidente.

O piloto do avião, um ATR-72-212, voo 883, relatou às 17H42 local (20H42 Brasília) "uma situação de emergência, perdendo contato com os serviços de controle de tráfego aéreo" logo em seguida. "Neste momento, as autoridades aeronáuticas e regionais estão apurando detalhes do fato, e foi criada uma comissão para investigar o acidente".

O comunicado oficial não revela se no momento da queda prevalecia o mau tempo na região, de onde se aproxima a tormenta tropical Tomas, colocando a ilha em estado de alerta.

Vizinhos do local, a mais de 30 km da capital provincial, afirmaram que o avião fez vários movimentos bruscos antes de cair em terra, segundo o jornal local Escambray.

Em função da passagem iminente do furacão Tomas, a companhia aérea Cubana de Aviación cancelou todos os voos para Santiago de Cuba e Guantánamo, e o ministério do Transporte anunciou a suspensão das viagens de ônibus e trem para essas duas províncias enquanto o clima não melhorar.

O último acidente aéreo em Cuba ocorreu em março de 2002, quando um avião menor caiu na província central de Villa Clara, matando as 16 pessoas a bordo, incluindo seis turistas canadenses, quatro britânicos e dois alemães, além dos quatro tripulantes cubanos.

O acidente aéreo mais grave das últimas três décadas ocorreu em setembro de 1989, quando um Il-62 com destino a Milão caiu em Havana logo após decolar, matando as 115 pessoas a bordo - dois cubanos e 113 turistas italianos - e 40 em terra, atingida por destroços.

fonte/Terra
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog