SINDICATO CULPA FALTA DE FUNCIONÁRIOS PARA CAOS NA TAM
O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) disse nesta segunda-feira (29) ao R7 que os atrasos e cancelamentos da TAM se devem à falta de funcionários. O problema é o mesmo que levou as empresas Webjet e Gol a terem dificuldades há alguns meses, de acordo com o presidente do SNA, o comandante Gelson Dagmar Foschesato.
Das 0h às 20h desta segunda, 127 dos 727 voos da empresa haviam sido cancelados (16,2%), de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) chegou a proibir a empresa de vender passagens.
Segundo Foschesato, os tripulantes da TAM atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e estão impossibilitadas de seguir viagem. De acordo com ele, na virada do mês a situação deve ser normalizada, pois a carga horária é zerada.
A lei nº 7.183, de 1984, chamada Lei do Aeronauta, prevê um limite de jornada de nove horas e 30 minutos e cinco pousos para uma tripulação e jornada de trabalho de até 11 horas em um dia – condições como período noturno e se a tripulação é fixa ou muda ao longo das conexões de um voo alteram esse limite.
No mês, um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo. Para o trimestre, o teto é de 230 horas e no ano, de 850 horas.
Foschesato disse não descartar a possibilidade dos cancelamentos voltarem a afetar a empresa durante o período de festas do final do ano.
– Mesmo se a TAM contratar hoje, os novos funcionários só poderiam exercer suas funções em fevereiro, pois há um período de treinamento.
O presidente do SNA afirma que o uso de menos funcionários do que o necessário é uma tática da empresa para aumentar suas margens de lucro. Foschesato não soube informar o porquê da Gol também apresentar problemas no final desta tarde. Ao menos 45 voos dessa empresa não saíram dos terminais nesta segunda.
Outro lado
Contatada nesta tarde pela reportagem do R7, a TAM não se manifestou. No domingo (28), a empresa havia dado a justificativa de que chuvas na quinta-feira (25) prejudicaram as operações.
A lei nº 7.183, de 1984, chamada Lei do Aeronauta, prevê um limite de jornada de nove horas e 30 minutos e cinco pousos para uma tripulação e jornada de trabalho de até 11 horas em um dia – condições como período noturno e se a tripulação é fixa ou muda ao longo das conexões de um voo alteram esse limite.
No mês, um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo. Para o trimestre, o teto é de 230 horas e no ano, de 850 horas.
Foschesato disse não descartar a possibilidade dos cancelamentos voltarem a afetar a empresa durante o período de festas do final do ano.
– Mesmo se a TAM contratar hoje, os novos funcionários só poderiam exercer suas funções em fevereiro, pois há um período de treinamento.
O presidente do SNA afirma que o uso de menos funcionários do que o necessário é uma tática da empresa para aumentar suas margens de lucro. Foschesato não soube informar o porquê da Gol também apresentar problemas no final desta tarde. Ao menos 45 voos dessa empresa não saíram dos terminais nesta segunda.
Outro lado
Contatada nesta tarde pela reportagem do R7, a TAM não se manifestou. No domingo (28), a empresa havia dado a justificativa de que chuvas na quinta-feira (25) prejudicaram as operações.
fonte/PousadaDasNoticiasCmraDanieleCarreiro
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