AEROPORTOS TÊM DINHEIRO PARA REFORMAS, MAS SÓ USARAM 22% DOS RECURSOS

InfraeroImage via Wikipedia


Falta esteira que funcione, banheiro e vaga no pátio para o avião. Dinheiro no orçamento tem, mas ficou quase todo no cofre. Com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, quando os aeroportos vão receber investimentos?


Viajar de avião está virando um problema. O que era para ser uma solução rápida e eficiente, às vezes um prazer, pode ser um transtorno e um sacrifício, por causa dos aeroportos. Até chegar a eles é difícil. Começa pelo estacionamento. Depois, vem a confusão lá dentro. A solução é investimento o que o governo não fez. Tem dinheiro no orçamento que não foi usado.

Mais vios, mais aviões, mais passageiros. E os aeroportos não conseguem acompanhar as mudanças nem o governo. De cada R$ 5 destinados a ampliar e melhorar os aeroportos, apenas R$ 1 foi aplicado neste ano.
Problema número 1: chegar ao aeroporto. “Não tem vaga suficiente. Tem carro que estaciona em lugar proibido dentro do estacionamento”, alega um rapaz.

A média mundial é de duas vagas por passageiro. No Brasil, a média é de meia vaga nos aeroportos mais movimentados, segundo estudo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “Além do mais, é caro. Você já viu quanto custa aqui? É muito caro”, critica o músico Gilson Carvalho.
Em Brasília, custa R$ 5 a hora. Se fosse só isso... “Tem fila, atraso de voo, descaso das companhias. É um caos total”, comenta a professora Mayana Rocha.

Na correria para embarcar, o elevador está interditado. E esperar a bagagem, então?
“Dá em torno de 20 minutos. Às vezes, os voos do exterior chegam em São Paulo, chegam no Rio e demoram bastante. Quando chega uma quantidade maior de voos, é pior ainda”, declara o militar João Vítola. “A gente paga taxas aeroportuárias bastante elevadas, e a gente precisa desse retorno”, diz o artista plástico Tarcísio Viriato.

E quando parece que tudo vai bem, o avião não pode decolar. “Tinha muito avião. Então, eu tive que ficar esperando um pouco, e isso realmente é muito chato”, afirma a estudante Luiza Xavier.

Os aeroportos brasileiros têm dinheiro reservado para modernizar, mas o ano está chegando ao fim, e até agora, 22% dos recursos foram usados. A informação é do próprio governo.

Para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, a previsão é de R$ 299 milhões. Foram usados R$ 12,9 milhões para a reforma de um terminal de passageiros e de outras instalações. Para ampliação do sistema de pistas e pátios do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, dos R$ 128,9 milhões reservados, R$ 9,7 milhões foram usados até outubro.

Pela frente, tem a Copa de 2014. Doze serão as cidades-sede. Só em três aeroportos começaram as obras para atender à demanda do Mundial de Futebol e da Olimpíada de 2016.

“Nós temos dois eventos muito próximos, eventos que vão exigir uma infraestrutura aeroportuária desenvolvida e, se isso não acontecer, nós vamos pagar ao vivo e a cores um vexame internacional”, ressalta Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas.

A Infraero informou que o gasto até outubro não passou de 22% porque as maiores obras ainda estão em licitação ou com contratos em execução. Para a Copa do Mundo, a Infraero diz que estão em andamento obras nos aeroportos do Galeão, de Guarulhos e de Natal. Para a Infraero, o cronograma está sendo cumprido.

Esses são problemas de país imprevidente, que cometeu o lapso estratégico de, mesmo com distâncias continentais, não ter trem.

fonte/BDBrasil
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