ÚLTIMA SEMANA DAS SALAS DE CINEMA AEROGUION NO AEROPORTO SALGADO FILHO

Ampliações e reformas necessárias no Aeroporto Salgado Filho, especialmente em razão da Copa de 2014, que terá a Capital como uma das sedes, são as razões alegadas pela Infraero para não renovar o contrato de operação das três salas de cinema do AeroGuion. A programação que entra em cartaz amanhã é última do complexo, que fecha as portas no próximo dia 22.

Em comunicado enviado à imprensa, o proprietário da rede Guion, Carlos Schmidt, afirma que a Infraero – órgão que administra os aeroportos no país – não teria interesse na renovação do contrato.

Segundo Schmidt, o contrato, firmado em 2004, foi de cinco anos, renováveis por mais cinco, mas foi estendido por apenas um ano. – A renovação da concessão é uma prerrogativa contratual da Infraero – diz Jorge Herdina, superintendente do órgão no Aeroporto Salgado Filho. – Optou-se pela renovação por apenas mais um ano sabendo-se da necessidade das obras. Os cinemas ocupam um espaço estratégico que será afetado na ampliação do aeroporto. Se o prazo fosse maior, poderia haver um litígio judicial mais adiante. 

Inaugurado em 2002 com o nome Aeorocine, o complexo com com três salas de cinema passou a ser administrado pela rede Guion em 2004, que venceu licitação pública. Na ocasião, as exibições estavam paradas havia 10 meses, em decorrência da morte do proprietário anterior. Depois do fechamento do cinema no aeroporto de Brasília, Porto Alegre é a única cidade do país com cinema em aeroporto. 

Segundo Herdina, o volume de passageiros em trânsito não se traduz necessariamente em espectadores, daí o negócio não se mostrar viável em outros aeroportos – a Infraero cobra do concessionário um percentual sobre faturamento, com garantia de valor mínimo. A Capital conta com o diferencial de ter o aeroporto próximo, o que torna o AeroGuion uma opção, conforme a região da cidade, de acesso mais rápido que um cinema de shop­ping – com a providencial isenção do valor do estacionamento. 

fonte/ZerHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog