NESTE SÁBADO TEM ESQUADRILHA DA FUMAÇA EM ATIBAIA

Aerobatics in the Tucano during practice at RI...Image via Wikipedia
 

A tarde deste sábado, dia 10, promete ser de espetáculo no céu de Atibaia. A Esquadrilha da Fumaça se apresenta na cidade às 15h30 no aeroporto municipal “Olavo Amorim Silveira”. Esta será a terceira apresentação da esquadrilha em Atibaia nesta de década. Os aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira, já sobrevoaram Atibaia em duas oportunidades: 2004 e 2007.

A apresentação de hoje faz parte do calendário comemorativo do aniversário da cidade e do aeroclube de Atibaia, que completou 19 anos no mês passado.
O espetáculo é gratuito.

Esquadrão de Demonstração Aérea

O Esquadrão de Demonstração Aérea, nome técnico da Esquadrilha da Fumaça, foi criado com o intuito de divulgar as ações da Força Aérea Brasileira (FAB). Com esta divisão, a FAB busca mostrar não só para os brasileiros, o alto nível de treinamento e profissionalismo dos pilotos do país, bem como a qualidade técnica dos equipamentos produzidos pela indústria aeronáutica Brasileira, cujo maior expoente é a Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e que fornece os aviões Tucano da Esquadrilha.

A Força Aérea também utiliza o Esquadrão de Demonstração Aérea como uma importante ferramenta de valorização da própria FAB, bem como de fortalecimento do nacionalismo junto aos brasileiros.

O primeiro voo da Fumaça foi em 1952. Na época, os pilotos utilizaram aviões T-6, que servirão ao esquadrão até 1977. A esquadrilha também operou com as aeronaves T-24 (1968 a 1972) Neiva T-25 (1983) e com os Tucanos – EMB-312 (desde 1983).

fonte/AtibaiaNews
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog