DAESP FARÁ ESTUDO PARA VER SE PISTA DO AEROPORTO LEITE LOPES SUPORTA AVIÕES MAIORES



O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) vai contratar um estudo técnico na pista do Aeroporto Leite Lopes para avaliar o risco na operação de aeronaves de maior porte, como Airbus A-320. Além do novo estudo, estão em andamento a segunda parte da reforma do terminal de passageiros e a complementação do levantamento sobre a curva de ruído no entorno do aeroporto, que deverão ser concluídas em setembro. A licitação aberta nesta semana pelo Daesp prevê a contratação de uma empresa que faça a análise de risco na pista do Leite Lopes. 
O estudo, que segundo o edital publicado pela Secretaria de Estado dos Transportes deverá custar R$ 149,7 mil, vai identificar se existe condição do aeroporto continuar a operar aviões de grande porte. “O levantamento técnico vai avaliar a real influência da dimensão da atual faixa de pista para a operação de aeronaves maiores”, informou o Daesp por meio de nota da assessoria de imprensa.
A empresa contratada deverá apresentar um laudo sobre os itens da pista que não estejam em conformidade com os regulamentos da aviação civil nacional. Ainda segundo o Daesp, depois de concluído, o estudo na pista será submetido à avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Outro estudo feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, também a pedido do Daesp, mostrou que, para a operação de aeronaves como o Airbus 320, cerca de 290 imóveis no entorno do aeroporto precisariam ser desapropriados. Em março deste ano, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, João Donizeti Agnaldo Gandini, exigiu ao Daesp a complementação do relatório sobre a curva de ruído nas proximidades do local. 
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsável por realizar essa complementação, informou que o estudo está em andamento. Para Fabiano Guimarães, gerente regional do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp), os estudos e as reformas no aeroporto são importantes. “Essas ações mostram que o aeroporto não está parado. Que existe interesse no desenvolvimento.”   
A necessidade de melhorar a estrutura no Leite Lopes é defendida por autoridades e profissionais ligados ao setor produtivo e de turismo da cidade. “Ribeirão precisa de um aeroporto mais estruturado por conta do avanço que conquistou. Com um terminal melhor, também teremos mais evolução na cidade”, disse o economista Marcos Fava Neves, que desenvolveu um estudo sobre a cidade. Para o secretário municipal do Turismo, Humberto Pereira Lima, o aeroporto é um dos pontos que precisam de atenção na expansão do turismo local. “Melhorias e avanços precisam ser realizados para que o atendimento seja melhor.” 
De acordo com o gerente regional do Ciesp-SP, Fabiano Guimarães, Ribeirão precisa de um aeroporto internacional. “É uma das cidades mais ricas do País, que tem de conquistar esse avanço.” Entre os 30 aeroportos administrados pelo Daesp no Estado, o Leite Lopes é o que tem a maior movimentação de passageiros.
fonte/GazetaDeRibeirão/foto/DAESP
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog