AERONAVES SAO REABASTECIDAS EM VOO DURANTE MANOBRA NA BASE AÉRA DE BOA VISTA

 


 Imagem
 Os avião-tanque da Boeing abastece os caças em pleno voo

Durante os eventos que acontecem na Base Aérea de Boa Vista, desde a última segunda feira, o público aguarda pela primeira vez a participação de uma das aviações de Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas que fará missões de Reabastecimento em Voo (Revo) nos céus da capital boa-vistense.

Durante a operação, a aeronave KC-137 (Boeing) realiza o abastecimento dos aviões de caça, entre eles o F-5EM (Tiger), F-2000 (Mirage, que, dependendo da sua especificação, pode alcançar a velocidade de 2.800 a 3 mil km/h) e o A-1 (AMX).

O primeiro reabastecimento aéreo aconteceu ontem à noite. Os outros devem ser realizados durante o dia e o público que estiver presente no pátio da Base poderá acompanhar. Equipes de comunicação credenciadas também acompanharam o reabastecimento de dentro da aeronave, em período diurno.

O reabastecimento faz parte do exercício Sabre, que começou na última segunda-feira, com a participação de mais de 400 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), além do efetivo da Base Aérea de Boa Vista (BABV).

A operação Sabre acontece até o dia 4 de julho, quando também ocorre os “Portões Abertos”. Durante a realização dos Portões Abertos, a população terá acesso a todas as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), dispostas no hangar da Base.

A operação Sabre tem o objetivo de propiciar treinamento, avaliação e instrução às equipagens de combate da aviação de caça da FAB. Durante o exercício, militares executarão missões de ataque ao solo, interceptação, patrulha aérea de combate e escolta, entre outras.

Além da operação Sabre, outros eventos também estão ocorrendo no espaço, entre eles o exercício de artilharia antiaérea, em conjunto com o Exército Brasileiro.

Do dia 4 a 9 de julho, acontece o Torneio de Aviação de Caça (TCA), na sua XXIX edição, pela primeira vez sediado em Roraima. O TCA é uma atividade operacional que tem como objetivos, dentre outros, consolidar e aprimorar a doutrina de emprego, além de permitir o intercâmbio de conhecimentos entre os esquadrões participantes no emprego operacional.

Esquadrão Guardião conduz aviões de caça
Durante o exercício operacional Sabre, o controle de tráfego aéreo das aeronaves envolvidas na operação é realizado por aeronaves E-99 e o mapeamento e o reconhecimento de objetivos de interesse, por aeronaves R-99, ambas pertencentes ao II Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6ºGAv), o Esquadrão Guardião.
Dentro do cenário fictício do exercício, o E-99 possibilita às aeronaves A-1 e A-29 realizarem as missões de ataque, bem como aos F-5E/FM e F-2000 realizarem missões de escolta, interceptação e patrulha aérea de combate na defesa do país que está sendo atacado.

Segundo o capitão Ribeiro, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica de Brasília, quando os pilotos recebem suas missões e partem para os voos, as aeronaves do 2º/6º GAv já se encontram prontas, voando próximas aos objetivos da operação.

Apesar de a Sabre ser baseada em um conflito fictício, para o Esquadrão Guardião todas as atividades são realizadas em um cenário real. “Nós estamos exercitando toda a capacidade técnica da unidade aérea exatamente da maneira como seria empregado em um ambiente real”, afirmou o comandante do 2º/6º GAv, tenente-coronel-aviador Paulo Sérgio Dutra Vila Lima.

Autoridades militares de Brasília prestigiam evento
Imagem
Os militares, na foto com o prefeito Iradilson Sampaio, vão acompanhar os treinamentos esta semana, em Boa Vista

Durante a realização dos eventos realizados na Base Aérea de Boa Vista, diversas autoridades militares da Força Aérea Brasileira (FAB), vindas de Brasília, prestigiam o evento.

Em entrevista à Folha, o comandante da III Força Aérea, responsável pelas aviações de caça e reconhecimento da FAB, major-brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, enfatizou o aperfeiçoamento dos processos de planejamento, a revisão e padronização da doutrina de emprego e, principalmente, a segurança de voo.

“A segurança de voo é fator essencial para que possamos cumprir bem a nossa missão e estar presente em todos os momentos, desde a fase de planejamento até o encerramento das operações”, ressaltou.

Paralelamente, durante a semana também acontece o exercício Sisdabrex, em conjunto com o Exército Brasileiro, sob a coordenação do comandante de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), major-brigadeiro-do-ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. O Sisdabrex tem o objetivo de exercitar os meios da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército.

Quem também prestigiou o evento foi o prefeito Iradilson Sampaio. “Queremos que o comando faça da prefeitura uma extensão da Base. Estamos à disposição de qualquer parceria, e um evento como esse é de suma importância a toda a população, que está tendo acesso a todas as atividades realizadas pela instituição, responsável pela segurança de nossos ares”.

Próximo comandante da Base Aérea também está em Boa Vista
Imagem
O novo comandante da Base, Leonardo de Farias, acompanhado do atual chefe do local, Waldir Almeida

Em entrevista exclusiva à Folha, o tenente-coronel-aviador Leonardo de Farias, o próximo comandante da Base Aérea de Boa Vista, que deve assumir o posto em janeiro do ano que vem, falou sobre sua atuação e perspectiva. Ele também está na capital roraimense, onde participa dos eventos coordenados pela instituição militar.

O aviador, que já serviu em Roraima nos anos de 2004 e 2005, atualmente atua na área de operações do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) e teve seu nome aprovado pelo alto comando da Aeronáutica. A troca ainda não tem data marcada.

“Nossa perspectiva é dar prosseguimento ao ótimo trabalho que já vem sendo realizado pelo atual comando assim como os anteriores, além é claro da implantação de projetos próprios que devem surgir e serem implantados de acordo com a necessidade. Nossa missão é proteger as fronteiras e os ares de todo o território nacional, e aqui não será diferente”.

“O próximo comandante com certeza fará jus à escolha da Força Aérea, é um militar que já serviu no Estado e de muita responsabilidade”, comentou o atual comandante, o coronel-aviador Waldir Almeida de Lima, que, assim que deixar o posto, segue para o Rio de Janeiro, onde participará de um curso de políticas estratégicas aeroespaciais.

fonte//FohaWeb/foto/Divulgação
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog