PROJETO DE AEROPORTO REGIONAL EM SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO SUL É APRESENTADO


A apresentação do projeto de um Aeroporto Regional na manhã desta segunda-feira, 11, junto ao auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, foi a primeira atividade deste ano da Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor) visando a construção do Centro de Logística do município. Um aeroporto regional é um dos objetivos levantados pela entidade dentro da Agenda Estratégica de desenvolvimento para os próximos 20 anos. “Temos, na verdade, um pré-projeto que irá nos auxiliar a pensar no pólo logístico de forma mais concreta”, avaliou o executivo do Projeto Santa Cruz Novos Rumos, Carlos Esau. A autoria é do aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz (Unisc), Anderson Luiz Schiefferdecker.

Presente na apresentação, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper, mostrou entusiasmo com o planejamento. “Este é apenas o primeiro passo. A partir de agora, teremos de pensar a área como um todo, contemplando não somente o aeroporto, mas uma infraestrutura que permita a implantação de um centro de referência em logística”, projetou Jasper. Ainda sem estudo de custos, o projeto foi elogiado pelos presentes. “É um grande sonho que começa a tomar forma e deverá incrementar sobremaneira a economia local e regional”, pontuou o presidente da Ascnor, Flávio Haas. “Queremos que a Unisc participe também das discussões sobre o pólo logístico para que se crie uma cultura de trabalho no tema e o ambiente acadêmico é o local ideal para o fomento destas discussões”, acrescentou Carlos Esau.

O projeto

“Este projeto levou um ano para ser concretizado, tendo em vista as viagens para estudo de aeroportos com o Salgado Filho, em Porto Alegre, e o de Caxias do Sul, bem como o estudo da legislação e a observação das determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, destacou Schiefferdecker. Planejado para ser construído ao lado do Autódromo Internacional de Santa Cruz, o aeroporto deverá utilizar uma área de cerca de 330 hectares e vai dispor de uma pista com cerca de 1,8 mil metros, que poderá ser ampliada futuramente. Além da pista, o complexo contará ainda com um Terminal de Passageiros de dois pavimentos, um Terminal de Cargas e ainda contemplará um espaço para o Aeroclube de Santa Cruz. “A pista terá suporte para receber grandes aeronaves, como Boeings 737, que carregam mais de 80 passageiros”, acrescenta o autor do projeto. Segundo ele, o aeroporto planejado terá capacidade de atender 40 mil pessoas ao ano e 86 pessoas por hora.


Projeto foi apresentado na manhã desta segunda-feira


Simulação de vista área do Complexo Aeroportuário


fonte/GAZ foto/ Marcus Bugs/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RASANTE EM TERESINA