PISTAS DA FAB NA AMAZÔNIA LIBERADAS PARA AVIAÇÃO CIVIL









Destacamentos da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Amazônica realizam obras de melhorias em suas pistas de pouso. Os trabalhos estão sendo realizados pela Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA) nos municípios Barcelos e Iuaretê. Desse modo, além de aeronaves militares que já operam no local, também será viabilizada a atuação aviões civis, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico da região.

Toneladas de material e de equipamentos foram transportadas ao local com o emprego de balsas construídas pela COMARA. Em Iuaretê, os trabalhos foram iniciados em 2008 e, atualmente, cerca de 70 pessoas, entre civis e militares, trabalham no local. As obras incluem ampliação e reforço do pavimento asfáltico da pista de pouso.

Em Barcelos, os trabalhos começaram no ano passado e a previsão é que sejam utilizados nas obras 7 mil toneladas de brita, 5 mil toneladas de areia e 15 mil sacos de cimento. “A ANAC realizou inspeção em 11 aeroportos da região e apontou mudanças necessárias para que eles se adaptassem às suas normas. Barcelos foi um dos aeroportos visitados e estamos nos adequando ao que foi solicitado para que as aeronaves civis operem aqui”, explicou o comandante do destacamento, Suboficial Vitor Paulo, durante uma palestra a um grupo de empresários que visitava as instalações da unidade.









Ele lembra que entre as adaptações necessárias está a revitalização da cerca para evitar a entrada de animais na local. Também está prevista a construção de uma área de giro para as aeronaves. Além disso, a pista ganhará mais 300m de comprimento. Para isso, seis militares e 54 civis atuam nas obras. A estimativa é que a pista seja concluída em março de 2010.

fonte/foto/FAB/CECOMSAER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog