AEROPORTO INTRENACIONAL AUGUSTO SEVERO FAZ SIMULAÇÀO DE ACIDENTE AÉREO

"Vinte pessoas ficaram feridas em um grave acidente ocorrido na manhã de ontem no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Uma aeronave com 25 passageiros e três tripulantes sofreu pane no motor, quando estava em procedimento de pouso e se chocou contra um muro. A aeronave armazenava 1.000 litros de combustível, o que causou um incêndio de grandes proporções...''. Para a felicidade de todos, o acidente e a história não são reais, mas apenas um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac), realizado ontem pela Coordenação de Segurança da Infraero. A simulação serviu para aferir o Plano de Emergência e as ações da rede médico-hospitalar em caso de acidente. Participaram 120 pessoas, integrantes do Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar, Infraero, Base Aérea de Natal, além da rede médico-hospitalar da capital. O treinamento é uma exigência dos órgãos internacionais e começou há oito dias com a parte teórica.


Exercício teve participação de 120 pessoas. entre militares, policiais e socorristas Foto: Joana Lima/DN/D.A Press
Durante o exercício foram verificados os procedimentos de emergência, primeiros-socorros e transporte de feridos. Viaturas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros da PM e dos Bombeiros Aeródromos que atuam no aeroporto, conseguiram debelar o fogo. Os plantonistas do Samu prestaram os primeiros-socorros às vítimas de queimadura, fratura e parada cardíaca. Os acidentados foram colocados em lonas de diferentes cores, conforme a gravidade dos ferimentos. A lona cinza é para triagem dos ferimentos, a verde é para ferimentos leve; a amarela é para situação intermediária; vermelha é situação grave e preta representa morte.

Agilidade

De acordo com o superintendente do aeroporto, José Daniel Salviano, os participantes da operação de simulação precisam demonstrar conhecimento, agilidade e atenção para realizar a triagem e estabilização das vítimas. Na opinião de José Salviano, o exercício foi excelente. O sargento Agnaldo José da Silva, responsável pela equipe do Corpo de Bombeiros, disse que o treinamento testou o tempo resposta da viatura para chegar ao local da simulação que foi considerado excelente. Para Gilmar Freitas da Silva, responsável pelo Sistema de Gerenciamento e Segurança Operacional, este ano houve melhora considerável nos aspectos organizacionais, tornando bem mais ágil as áreas de triagem estabilização.

A funcionária da Infraero, Ana Cristina, que fez a maquiagem de 20 soldados, ressaltou que os procedimentos aprendidos durante o curso poderão ser aplicados também no dia a dia. ''Até em casa podemos nos deparar com situações de ferimentos, queimaduras, picadas de animais peçonhentos e colocar em prática o que foi aprendido no curso''.

fonte/foto Diário de Natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog