MODERNIZAÇÃO DO RADAR DO F15E

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Na semana passada, a Boeing e a Raytheon informaram (em notas separadas) que o programa de modernização do radar do F-15E (RMP - Radar Modernization Program) liderado pela primeira recebeu da Força Aérea dos Estados Unidos a designação AN/APG-82(v)1.

Trata-se de um radar com tecnologia de varredura eletrônica ativa (AESA - Active Electronically Scanned Array Radar) que, incorporado ao F-15 E Strike Eagle, deverá aumentar a confiabilidade do radar aproximadamente 20 vezes, comparado ao equipamento atual da aeronave (APG-70), melhorando a performance, facilitando a manutenção e reduzindo custos de apoio. Combinado com um novo radome, o radar AESA também deverá melhorar a capacidade de detecção e acompanhamento de alvos.

Segundo a Boeing, o RMP do F-15E é uma das mais significativas mudanças no F-15E desde sua introdução, e permitirá seu apoio e sua capacidade de estar pronto para o combate por muito tempo. Outras modificações incluídas no RMP são uma nova antena de varredura eletrônica identificadora amigo-inimigo (Identification Friend or Foe - IFF), desenvolvida pela Raytheon a partir do sistema de radar APG-63(v)3 do F-15C, e também novos filtros sintonizáveis de frequencia de rádio (Radio Frequency Tunable Filters - RFTF) e um sistema de refrigeração melhorado (Environmental Cooling System - ECS).

O RFTF permitirá ao radar e ao sistema de guerra eletrônica da aeronave trabalharem ao mesmo tempo, minimizando a degradação de cada sistema. Já o ECS melhorará a capacidade de arrefecimento (líquido) em 250%, conforme requerido pela incorporação do radar APG-82.

O APG-82 está atualmente na fase de desenvolvimento e demonstração do sistema, com a Raytheon incumbida de produzir uma unidade de radar para desenvolvimento e testes de voo - estes deverão começar em janeiro de 2010. A capacidade de operação inicial (IOC - Initial Operational Capability) deverá ser atingida no ano fiscal (dos EUA) de 2014, segundo a Boeing.

A Raytheon informou que o AN/APG-82(v)1 maximiza as tecnologias do radar APG-79, utilizado nos F/A-18E/F and EA-18G, e do APG-63(V)3 dos F-15C, permitindo à empresa entregar um equipamento de baixo risco e bom custo-benefício para a modernização do Eagle. Para a empresa, a aprovação da designação APG-82 consolida sua liderança como fornecedora de radares AESA. A Boeing selecionou a Raytheon em novembro de 2007 para esse programa.

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fonte/foto Boeing/Raytheon/divulgação

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