PROBLEMAS NA PISTA DO AEROPORTO DE NATAL
A uma semana do leilão de mais quatro concessões, o governo recebeu
uma notícia surpreendente: a pista do novo aeroporto de Natal está com
problemas graves em sua base e deverá ser fechada em breve para uma
reforma estrutural. Na prática, ela corre o risco de "afundar" se a
falha não for corrigida, conforme relataram técnicos da Inframérica a
autor.
O detalhe é que a pista foi inaugurada oficialmente pelo governo da
ex-presidente Dilma Rousseff menos de três anos atrás. Era uma espécie
de xodó do Batalhão de Engenharia do Exército (BEC), que tocou a
construção como obra pública, com recursos transferidos do caixa da
Infraero. A Inframérica arrematou a concessão do aeroporto até 2039 e
ficou imcubida de erguer o terminal de passageiros.
Mais do que um fato isolado, o episódio foi interpretado por fontes
da iniciativa privada como demonstração dos riscos envolvidos nas
concessões de infraestrutura. A reforma da pista, se for aprovada pela
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), terá que ser bancada pela
própria concessionária. Ela não tem garantia nenhuma de que será
ressarcida pelo custo da obra por eventuais restrições operacionais.
Enquanto durar a reforma, que deve consumir alguns meses, pousos e
decolagens serão feitos pela pista de taxiamento dos aeronaves.
Trata-se, no entanto, de uma pista sem o mesmo balizamento e que não
permite operações noturnas. Com isso, haveria menos voos de e para
Natal.
fonte/ValorEconomico
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