COM NOVO JATO, EMBRAER BUSCA CONQUISTA DE UM NOVO MERCADO
Foto: Divulgação / Embraer
Xandu Alves
São José dos Campos
Apostando em eficiência, a Embraer quer conquistar o mercado de
empresas aéreas de baixo custo com o lançamento do jato comercial
E195-E2, apresentado ao público ontem, em São José dos Campos.
Trata-se do maior avião projetado e fabricado no país, e, de acordo
com a Embraer, o ‘mais eficiente avião comercial do mundo para rotas
domésticas’. A aeronave tem capacidade para até 146 passageiros e valor
de mercado de aproximadamente US$ 66 milhões.
Com voo inaugural previsto para os próximos meses, o jato entrará em
serviço em 2019. Ele pertencente à segunda geração dos novos jatos da
Embraer, os E-Jets E2, cujo programa recebeu US$ 1,7 bilhão em
investimentos desde 2013, quando foi lançado.
Diferenças. Entre as vantagens da nova aeronave,
segundo a Embraer, estão custo 20% menor por viagem, custo por assento
similar ao de modelos maiores, três fileiras a mais de cadeiras
comparado ao E195, 800 quilômetros a mais de alcance, maior eficiência
de combustível e capacidade de transportar 10% mais passageiros com o
mesmo peso do avião concorrente direto --CS100, da Bombardier.
“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de
frota das companhias aéreas em todo o mundo”, afirmou John Slattery,
presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Torna-se o avião ideal
tanto para crescimento de empresas regionais como complementação de
frota de empresas de baixo custo e de linhas principais”.
Companhias. No Brasil, a Gol Linhas Aéreas é a
principal empresa a atuar no mercado de baixo custo. A companhia ainda
não utiliza aviões da Embraer em sua frota, mas aeronaves da Boeing.
Também atuando nesse mercado, a Azul Linhas Aéreas utiliza modelos da
Embraer e já comprou 30 unidades do novo E195-E2. O novo avião já conta
com 90 unidades vendidas no mundo, valor que supera US$ 5,5 bilhões.
Tanto sucesso é creditado à eficiência que a fabricante conseguiu ao
desenvolver a aeronave, contando com experiência de mais 17 milhões de
horas voadas nos E-Jets atuais, com uma frota de mais 1.300 unidades. “O
avião terá uma economia de até 24% de consumo e 20% nos custos de
manutenção por assento quando comparado ao atual E195”, disse Luís
Carlos Affonso, vice-presidente de Operações, Embraer Aviação Comercial.
“Parte dessa economia será atingida pela nova tecnologia de motores,
mas o grande diferencial competitivo do [modelo] E195-E2 está na
otimização da estrutura e dos seus vários sistemas”, completou.
fonte/foto/OVale
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