Pular para o conteúdo principal

FORTALECIDA EM JATOS EXECUTIVOS, EMBRAER QUER SER REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA E DESIGN NOS EUA


Space Coast, Melbourne, Flórida, Estados Unidos. É nesse endereço que a Embraer prepara mais um salto para o futuro para se tornar referência em engenharia, interiores de jatos executivos e assentos de primeira classe.
A unidade instalada em território norte-americano aponta para uma Embraer que vai muito além dos aviões --principal negócio da empresa.
Para isso, a Embraer alia engenharia, tecnologia e design. Assim como foi pioneira no passado em parcerias com a BMW e a Porsche, a Embraer inova agora absorvendo tecnologia espacial na Nasa, a famosa agência espacial dos EUA.

Nasa
Dos cerca de 600 profissionais da unidade da Flórida, cerca de 70 são engenheiros ou técnicos que vieram da Nasa e compartilham conhecimentos e experiências com as equipes brasileiras. Melbourne está ao lado do Cabo Canaveral, uma das bases da Nasa.
A ofensiva capacita ainda mais a Embraer para a produção de seus aviões, mas principalmente abre portas para mercados futuros como fornecedora para vários outros setores, como aeroespacial, defesa e naval, por exemplo.
Um dos projetos pioneiros do centro de engenharia vem da betatecnologia, que funde elementos da realidade virtual, ambiente digital e real.
Nesse ambiente, é possível testar peças que sequer foram desenhadas. "Estamos validando a tecnologia de ponta de forma mais rápida, eficiente e segura", afirmou Paulo Pires, gerente do Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer na Flórida.
Em Melbourne, a Embraer quer ser referência em tecnologia e design de interiores de jatos executivos, cuja linha de montagem final foi transferida de São José para a Flórida.
Os jatos continuam produzidos no Brasil e são enviados de navio de Santos até Tampa.
As estratégias são ambiciosas. Em junho do ano passado, a Embraer adquiriu uma empresa da Califórnia de produção de assentos de luxo para aeronaves. As operações foram transferidas para Titusville, na Flórida, próximo a Melbourne. A operação foi considerada estratégica para que a Embraer fincasse o pé no seleto grupo de empresas que dominam o ciclo completo de design de interiores para jatos. 

Design.
Em Melbourne, o design também é um diferencial. Uma equipe de 11 profissionais especializados pode transformar jatos executivos em verdadeiras casas ou reproduzir ambientes de iates, com a 'cara' de seu dono. Um dos exemplos é o projeto batizado de Kyoto Airship, criado para o Lineage, o maior e mais luxuoso jato executivo da Embraer.
O avião tem teto solar, janelas grandes e mesas baixas, inspiradas no design japonês.
"Se as pessoas que vão usar o jato têm o hábito de sentar-se no chão para comer, por que deveríamos coloca-las em poltronas de couro?" pergunta Jay Beever, vice-presidente de design de interiores.
Para o cliente escolher sem pressa materiais e cores para seu jato, a Embraer criou um centro de atendimento, que leva a sério o conceito VIP.
Ali, os clientes têm suítes privativas disponíveis. Eles podem escolher entre mais de 3.000 opções de interiores, combinando carpete, tecidos, couro, madeira e metais.

fonte/foto/OVale/RobertoFantinel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA