Pular para o conteúdo principal

AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PERDE 75% DOS PASSAGEIROS EM CINCO ANOS


Aeroporto de São José. Foto: Alan Collet/O VALE. Aeroporto de São José. Foto: Alan Collet/O VALE.


O movimento de passageiros no Aeroporto de São José dos Campos caiu 73% em cinco anos, o que coloca em risco o futuro comercial do empreendimento, administrado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
A quantidade de pessoas no aeródromo reduziu de 236.084 em 2011 para 63.622, no ano passado --172.462 passageiros a menos. Desde 2006, o aeroporto passa por situações opostas nas estatísticas. Até 2011, os passageiros subiram 693,6%, de 29,7 mil para 236 mil. A partir daí, o movimento só cai: 212,5 mil em 2012, 160,2 mil no ano seguinte, 86 mil em 2014 e 63,6 mil em 2015.
E a tendência é de o movimento ser ainda menor neste ano. Em 1º de junho, a TAM Linhas Aéreas deixará de operar o único voo comercial do aeroporto, que faz a rota São José-Brasília.
"Os aviões que operavam em São José eram inadequados, muito grandes para a demanda. Precisava de um estudo muito detalhado com relação a isso", avaliou Respício Espírito Santo Junior, professor de Transporte Aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Segundo ele, as empresas deveriam ofertar voos com mais frequência e destinos a partir do aeroporto levando em conta as cidades ao entorno, o que ele chama de "demanda potencial". "O aeroporto pode atender Jacareí, Taubaté e municípios que podem aumentar a demanda para justificar os voos".
O problema é convencer as empresas. Nos últimos oito anos, o aeroporto perdeu voos de quatro companhias, três delas entre as maiores do país: Gol, OceanAir, Azul e TAM.

Outro lado. Procurada, a Infraero disse que não comenta movimento, mas que sempre busca empresas com interesse de operar na cidade. "A atratividade do aeroporto foi atestada por estudos independentes", disse a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em um deles, de 2014, com 100 aeroportos regionais, o terminal foi apontado como sendo o de "maior potencial"

fonte/foto/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA