AVIÃO CAI SOBRE CASA NA ZONA NORTE DE SÃO PAULO - atualizado

Confirmada a morte do comandante Paulo Roberto Baú, meus sentimentos aos familiares e amigos .



SÃO PAULO - O empresário Roger Agnelli, de 56 anos, morreu num acidente aéreo na tarde deste sábado. Além de Roger e do piloto, também estavam na aeronave a mulher do empresário, Andréia, dois filhos — João e Ana Carolina —, além do genro e da nora do executivo. O monomotor caiu sobre uma casa na Zona Norte da capital paulista, próximo ao Aeroporto do Campo de Marte.

De acordo com a Infraero, havia sete pessoas no monomotor de prefixo PRZRA que caiu às 15h23 na cabeceira 12 do Aeroporto Campo de Marte, sobre uma casa de um bairro de classe média alta.

O avião atingiu a garagem e há fogo em um dos cômodos da casa de três andares atingida. Um vizinho disse ao G1 que os moradores saíram pelos fundos. A casa está interditada.

A aeronave caiu na Rua Frei Machado, 110, perto da Avenida Braz Leme. O aeroporto Campo de Marte está fechado. Ele opera com aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem.

Quinze carros e 45 bombeiros fazem rescaldono local.

Os postes na rua onde ocorreu o acidente estão quentes. O querosene da aeronave escorreu pela rua pegando fogo e atingiu cinco carros.

Um morador vizinho à residência atingida diz ter visto o avião voando muito baixo, de forma estranha. Pouco tempo depois, ouviu um estrondo. Ele conta que saiu de sua casa para prestar socorro, mas foi impedido por conta do fogo que atingiu arvores e veículos na via.

“O avião está na garagem na parte de baixo. Eu vi o avião passando mundo rápido, veio diferente. Explodiu com o impacto. Tentei subir correndo para ajudar, mas não deu porque o querosene saiu lavando a rua pegou fogo em tudo”, diz Toni Sargologos, de 46 anos.

Ele ainda revela que os moradores conseguiram sair da residência a tempo. “Na casa tinham cinco pessoas que colocaram uma escada e saíram pelas portas dos fundos. Se não tivessem saído pelos fundos tinham sido queimados juntos.”
  •  
Bombeiros trabalham na área onde um avião monomotor caiu em uma casa no bairro da Casa Verde, em São Paulo, na tarde deste sábado (19) (Foto: Marcio Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Bombeiros trabalham na área onde um avião monomotor caiu em uma casa no bairro da Casa Verde, em São Paulo, na tarde deste sábado (19) (Foto: Marcio Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Aeronave cai sobre casa na Zona Norte de São Paulo (Foto: Reprodução TV Globo )Aeronave cai sobre casa na Zona Norte de São Paulo (Foto: Reprodução TV Globo )
Aeronave cai em cima de casa na Zona Norte (Foto: Roney Domingos/G1)Aeronave cai em cima de casa na Zona Norte (Foto: Roney Domingos/G1)
 

 fonte/foto/G1

SOBRE A AERONAVE, FOTOS CORTESIA DO COMANDANTE PAULO BAÙ (post publicado em 19 de março de 2013)












As aeronaves da linha FIBERPROP são construídas com base nos kits fornecidos pela empresa americana Comp Air, LLC. (modelos CA-6, CA-8 e CA-9) tendo o mesmo conceito básico de projeto, com asa alta e trem de pouso fixo, com soluções simples, robustas e eficientes.

Os componentes da estrutura primária são fabricados principalmente em material composto de fibra de vidro e/ou fibra de carbono, fixados entre si através de suportes de ligas de alumínio de alta resistência. Os tanques de combustíveis situados nas asas garantem sempre uma pressão positiva para a alimentação do motor.

O trem de pouso do tipo mola, fabricado a partir de barra forjada de alumínio, é de extrema simplicidade e grande resistência. O modelo CA-9 EXECUTIVE é equipado com turbina Honeywell TPE331-10, o modelo CA-8 EXPEDITION com turbina Walter M601D e o modelo CA-6 RANGER com motor a pistão.

Com exceção do modelo EXECUTIVE, as aeronaves apresentam as versões de trem de pouso triciclo ou convencional, podendo ainda ser equipadas com flutuadores.
O kit de flutuação pode ser aplicado posteriormente a qualquer aeronave que tenha sido fabricada inicialmente na versão terrestre.

Nos modelos RANGER e EXPEDITION, na necessidade de maior capacidade de bagagem, pode ser instalado um bagageiro ventral, com ótima disponibilidade volumétrica e dimensionado conforme a necessidade do operador.


 CA-9   "PR-ZRA"

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

AERONAVE (Categoria EXPERIMENTAL – PET)
-Terrestre
-Asa alta 
-Construído 100% em Fibra de Carbono 
-Trem de pouso Triciclo Fixo

MOTOR  
-Fabricante do motor HONEYWELL
-Modelo TP331-10
-Combustível JET A1
-Consumo médio horário de combustível (*1) (l/h) 240
-Potência do motor (SHP) - nível do mar 1000 shp (*3)
-TBO (h) 5.400

HÉLICE
-Modelo MT Propeller E-610 (1.591 Rpm)
-Penta pá
-Velocidade constante
-Ângulo variável 
-Passo Reversível

CAPACIDADES/DIMENSÕES
-Peso máximo de decolagem (kgf) 3.900  
-Peso máximo de pouso (kgf) 3.900
-Peso vazio (kgf) 1.950
-Capacidade de combustível utilizável 1.170 lts.
-Carga útil (kgf) 1.540
-Envergadura (m) 13,10
-Comprimento total (m) 12,53
-Capacidade de assentos 9
-Portas de acesso à cabine 3
-Largura máxima da cabine (m) 1,32
-Altura máxima livre da cabine (m) 1,26

AVIONICS
- G900X Integrated Flight Deck (3 Monitores + Painel de Áudio)
 - Radar Meteorológico
 - Stormscope
 - Sistema de Visão Aprimorada (Infravermelho/Noturno) EVS-100
 - Piloto Automático SORCERER (03 eixos)
 - Monitoramento de dados do motor MVP50
 - Radar altímetro

DESEMPENHO:
-Velocidade máxima de cruzeiro (*2) (Kt) 250
-Velocidade de cruzeiro econômico (*2) (Kt) 220
-Velocidade de estol (com flapes) (Kt) 58
-Razão de subida média até 12.000 pés (ft/min) 1.800
-VRef (Kt) 85
-Distância de decolagem (*3) (m) 330
-Distância de pouso (*3) (m) – com reverso 330
-Autonomia (*4) (h) 5,5
-Alcance (*5) (km) 2.300

LIMITES
-Fator Carga (G) +4,3 e -1,5
-Vento de través no pouso (kt) 17

(*1) Consumo para cruzeiro máximo, a 10.000 ft (ISA)
(*2) Velocidade Verdadeira (TAS( a 10.000 ft (ISA)
(*3) Nível do mar (ISA)
(*4) Autonomia sem reservas, em cruzeiro econômico, a 10.000 ft
(*5) Alcance com reservas de 45 min, em cruzeiro econômico, a 10.000 ft

fonte/SITREX/Comandante PAULO BAÚ





Dados da aeronave via RAB

MATRÍCULA: PRZRA
Proprietário:
ROGER AGNELLI
CPF/CGC:

Operador:
ROGER AGNELLI
CPF/CGC:

Fabricante:
ROGER AGNELLI
Modelo:
CA-9
Número de Série:
0420109T01
Tipo ICAO :
ZZZZ
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR TURBOHELICE
Peso Máximo de Decolagem:
3900 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
007


Categoria de Registro:
PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA):
121224
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
141212


Data de Validade do CA:

Data de Validade da IAM:
ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 19/03/2016 18:01:21

Comentários

Desde quando a autoridade aeronáutica brasileira permite o transporte de passageiros por aeronaves experimentais?
Please inform the Brazilian Aviation Authority legislation regarding passengers transportation on board of Brazilian registered experimental aircraft.
Please inform the Brazilian Aviation Authority regulation concerning the transport of passengers on board Brazilian registered experimental aircraft.
Please inform the Brazilian Aviation Authority regulation concerning the transport of passengers on board Brazilian registered experimental aircraft.
Roberto Fantinel disse…
Web site anac.gov.br - link http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao
Roberto Fantinel disse…
O transporte de passageiros é permitido desde que :

- não for para exploração comercial;

- vc é o proprietário.

Nada de irregular no caso do PR-ZRA

Grato pela visita.

Postagens mais visitadas deste blog