Pular para o conteúdo principal

GREVE DE CONTROLADORES AÉREOS NA ESPANHA PODE AFETAR MAIS DE 5000 VOOS



Os controladores aéreos da Espanha iniciaram nesta segunda-feira (8) uma greve de quatro dias que pode afetar até 5.300 voos no início da temporada turística de verão (Hemisfério Norte) do terceiro país mais visitado do mundo.

A greve foi convocada pelo sindicado dos controladores aéreos Usca para segunda-feira (8), quarta-feira (10), sexta-feira (12) e domingo (14) em duas faixas de horário, das 8h às 10h GMT (5h às 7h de Brasília) e das 16h às 18h GMT (13h às 15h de Brasília).

O ministério espanhol do Desenvolvimento exigiu um serviço mínimo com 70% dos funcionários durante os períodos de paralisação. O sindicato Usca afirmou que respeitará a determinação, mas pretende recorrer à justiça contra o serviço mínimo por considerar que este infringe o direito de greve.

O protesto pode afetar 5.355 voos programados para as faixas de horário, de um total de 22.274 previstos no espaço aéreo espanhol durante os quatro dias de greve, segundo um porta-voz da Enaire, departamento público que administra o tráfego aéreo na Espanha.

A greve é um protesto contra as sanções impostas pelo Enaire a 61 controladores de Barcelona, acusados de uma sabotagem que paralisou em dezembro de 2010 o espaço aéreo espanhol e afetou mais de 200.000 passageiros na véspera do Natal, segundo as autoridades.

A Iberia, que opera voos para a Espanha saindo do Brasil, informou em seu site que alguns voos da companhia podem ser afetados. A empresa recomenda que os passageiros que tiverem passagem marcada entre 8 e 14 de junho em voos operados pela Iberia, Iberia Express e Iberia Regional Air Nostrum, com bilhetes comprados diretamente nos sites das empresas ou pelo serviço de venda telefônica, poderão fazer a reserva em qualquer voo na mesma rota entre 5 de junho e 21 de junho. Caso o passageiro tenha comprado o bilhete numa agência de viagens, ele deve ir até o local para mudar a data de viagem.

No Rio de Janeiro, o telefone da empresa é (21) 3398- 3425. Em São Paulo são (11) 3956-5999, 2445-7479 ou 2445-7000.

Procurada pelo G1, a TAM informou que "não há nenhum impacto previsto para os voos da companhia até o momento".

fonte/FrancePress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA