Pular para o conteúdo principal

NOVA VERSÃO DO IPANEMA 203 VOOU PELA PRIMEIRA VEZ

Embraer Ipanema 203 800px

A unidade pré-série do novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer – denominado Ipanema 203 – voou pela primeira vez nesta quinta-feira, dia 17 de Abril, na Unidade da Embraer em Botucatu, no Estado de São Paulo, onde o Ipanema é produzido, anunciou hoje a construtora aeronáutica brasileira.

Segundo o piloto José Maurício Leite Nogueira, “a performance em voo foi excelente, apresentando comandos suaves e precisos”. A aeronave será apresentada ao público pela primeira vez durante a Agrishow, maior evento do agronegócio no Brasil, que será realizada entre 27 de Abril e 01 de Maio de 2015, em Ribeirão Preto (São Paulo).

Evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% de mercado no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas, o Ipanema 203 possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao modelo anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade.
Depois de pesquisas em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), os winglets (pontas das asas) foram reprojetados. O resultado foi a diminuição da área lateral da aeronave, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização.

O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com airbag e cabina mais alta, com novo conceito ergonómico. O assento, por exemplo, foi reformulado e revestido por couro natural perfurado, que permite fácil limpeza, transpiração e possui maior durabilidade. As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves. Tudo isso para facilitar o dia a dia do operador, permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência.

“As melhorias incorporadas no Ipanema ao longo dos anos, para atender às necessidades dos clientes, explicam o sucesso da aeronave”, disse Fábio Bertoldi Carretto, gerente comercial da Embraer para o programa, que é o mais antigo da empresa, com 43 anos de produção ininterrupta. “Estamos trazendo para o mercado uma aeronave mais avançada, com ganhos na produtividade, conforto e que seguirá tendo o melhor custo-benefício do mercado, sendo a única do mundo produzida em série para voar com etanol.”


Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana de açúcar, citrinos, eucalipto, milho, soja e café. A aeronave também pode ser utilizada para espalhar sementes, combater vetores e larvas, e no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

Tabela comparativa

Características                           Ipanema 203        Ipanema 202

Comprimento das asas                   13,30 m               11,07 m
Envergadura da empenagem       4,27 m                 3,66 m
Altura máxima                                  2,43 m                 2,22 m
Comprimento da aeronave          8 m                        7,43 m
Diâmetro da hélice                          2,18 m                 2,13 m
Capacidade do hopper                   1.050 litros         900 litros

fonte/foto/DivulgaçãoNEIVA-Embraer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA