Pular para o conteúdo principal

MUSEU ????? DA BASE AÉREA VAI PASSAR POR REVITALIZAÇÃO

9513 museubasaaerea PB

O Museu da Base Aérea, no município de Amapá, distante 302km de Macapá, foi encontrado em completo abandono pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na quarta-feira, 22, a comitiva da secretaria  esteve no local para fazer um relatório sobre as condições do museu a céu aberto. O documento será entregue junto com o projeto de revitalização do local.

Atualmente, o espaço mais parece com um cenário de uma cidade fantasma. No local há apenas um vigilante e difícil é encontrar alguém por perto e que saiba dar alguma informação. Essa é a realidade do museu. A Base Aérea americana foi criada em 1941. O local foi utilizado como ponto de apoio durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1946, foi desativada e passou a ser um Centro Aéreo de Treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB). Somente na década de 90, passou a ser um museu a céu aberto.

Atualmente, o local está deteriorado e muitas peças foram roubadas. A sala onde ficavam as informações do museu está abandonada e até mesmo os documentos históricos foram levados. De acordo com o vigilante, há pelo menos dois anos ninguém do governo aparecia no espaço. “Estou muito triste com a situação desse museu, que poderia está sendo visitado pelos amapaenses e turistas, mas está abandonado”, lamentou o secretário da Secult, Disney Silva. O mato tomou conta do espaço, mas ainda é possível ver a torre onde os zeppelins (dirigíveis da época) pousavam e paióis de munições. De acordo com o secretário a equipe está planejando organizar um espaço no próprio museu para reunir os tanques e carros antigos, que ainda estão no local, além de tornar o museu a céu aberto um espaço com condições de receber visitantes. “Precisamos valorizar o potencial histórico cultural do nosso Estado e garantir à população a oportunidade de conhecer locais como esse. Essa é a nossa história e precisamos valorizá-la”, enfatizou Disney.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) fará um relatório sobre a situação da museu e encaminhará ao governador Waldez Góes, junto com um projeto de revitalização do local.

fonte/foto/JornaldoDia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA